Dois casos suspeitos de coronavírus são descartados em Laranjeiras do Sul

A Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul informou nesta segunda-feira, 13, que os resultados dos exames de dois pacientes considerados suspeitos para a Covid-19 deram negativos. Os testes realizados nas amostras enviadas para o LACEN – Laboratório Celtral do Estado – não identificaram a presença do coronavírus. Ao todo, eram 3 casos suspeitos, sendo que um ainda aguarda o resultado do LACEN.

Desde o dia 19 de março, o município apresentou 11 casos suspeitos. Destes 10 já foram descartados e um, portanto, aguarda resultado do Laboratório. Trata-se de uma profissional da saúde, se encontra em isolamento domiciliar e possui histórico de viagem. Seu estado de saúde é estável.

BOLETIM DE LARANJEIRAS DO SUL / DIA: 13/04/2020
Casos Confirmados – 0
Casos suspeitos – 1
Casos descartados – 10
Casos monitorados – 228
Casos liberados – 191

Recomendações
A Secretaria de saúde tem divulgado no site da prefeitura e nas redes sociais, as informações oficiais e corretas sobre a Covid-19. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

A Secretaria de Saúde orienta ainda os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas. Entre as medidas estão:
*Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
*Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
*Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
*Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
*Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
*Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
*Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
*Manter os ambientes bem ventilados;
*Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
*Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.

13/04/2020