Depois de quatro anos fechada UTI vai ser reaberta nos próximos dias

A manhã desta sexta-feira, 3, foi marcada pela concretização da reabertura da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Instituto São José em Laranjeiras do Sul. A notícia foi confirmada durante reunião realizada na ASSISCOP – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro Oeste, entre os seis prefeitos dos municípios que fazem parte da Associação (Laranjeiras do Sul, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond), os secretários municipais de saúde e diretores do Instituto.

Os prefeitos assinaram o contrato de rateio com a Assiscop, no valor de R$ 81.000,00 mensais (abril a dezembro de 2020), que por sua vez fará o repasse ao Instituto São José. Os municípios de Laranjeiras do Sul, Nova Laranjeiras, Marquinho, Virmond e Porto Barreiro, vão antecipar 35% do montante que cabe a cada prefeitura. Já o Município de Rio Bonito do Iguaçu vai fazer o repasse de 9 parcelas (abril a dezembro de 2020) de R$ 16.208,10. O valor total que os municípios vão repassar ao Instituto São José neste período é de R$ 729.000,00. A antecipação dos recursos, é para o Instituto São José, iniciar a contratação de profissionais, adquirir EPI´s (equipamentos de proteção individual), medicamentos, enfim, tudo o que uma UTI precisa. A previsão é que a UTI seja reaberta nos próximos dias.

Por sua vez, o governo do Estado vai fazer o repasse mensal de R$ 800,00 por dia/leito. Ainda, ficou acordado que os municípios pertencentes ao Consórcio poderão utilizar o Hospital de Campanha que está sendo montado em Laranjeiras do Sul e irão trabalhar juntos para manutenção do mesmo.

“Eu me sinto muito feliz porque Laranjeiras do Sul e região a muito aguardava isso. É uma luta que a gente acampo com muito amor, tivemos a confiança da maioria da população. Quem acreditava que comemore porque a UTI vai ser reaberta graças a Deus, graças ao discernimento do Instituto São José e seus profissionais, ao governo do estado do Paraná Ratinho Junior e aos prefeitos da região”, concluiu o prefeito.

VALOR QUE SERÁ REPASSADO POR CADA MUNICÍPIO
 Laranjeiras do Sul: R$ 328.633,20
Virmond: R$ 42.136,20
Porto Barreiro: 39.147,30
Nova Laranjeiras: R$ 119.993,40
Marquinho: R$ 53.217,00
Rio Bonito do Iguaçu: R$ 145.872,90

RELEMBRANDO O CASO
A UTI ficou pronta em 2010, mas só começou a receber pacientes em março de 2014. O tempo de funcionamento foi curto (apenas quatro meses) e por falta de recursos públicos para o Instituto São José, mantenedor da UTI, era insuficiente. Em 2017, nova discussão foi iniciada com o governo do Estado e somente agora, em meia à pandemia de coronavírus, é que as duas partes diretamente envolvidas (Estado e Instituto), chegaram a um acordo para a reabertura novamente dos 10 leitos da Unidade de Terapia Intensiva.

Pelos números apresentados na época pela diretoria do Instituto São José, neste período foram atendidas mais de 600 pessoas. Desse total, mais de 90% dos atendimentos foram exitosos. Ou seja, em torno de 500 vidas foram salvas.

PARTICIPARAM
Estiveram presentes no ato realizado na manhã desta sexta-feira, 3, os prefeitos: Berto Silva (Laranjeiras do Sul); Ademir Fagundes (Rio Bonito do Iguaçu); Lineu Gomes (Nova Laranjeiras); Luiz Cesar Baptistel (Marquinho); Neimar Granoski (Virmond) e Marinêz Crotti (Porto Barreiro), além de secretários de saúde, assessores jurídicos, imprensa e diretores e médicos do Instituto São José.

03/04/2020