Neste sábado, 15, Laranjeiras do Sul intensifica as ações de prevenção ao sarampo com o Dia D de vacinação contra a doença. Todos os laranjeirenses que tenham entre 5 e 59 anos devem procurar o sistema público de saúde e conferir se a vacina está em dia. Além disso, o alerta é para quem possui entre 20 e 29 anos, já que esse grupo precisa receber uma dose extra da vacina. “É muito importante que as pessoas façam adesão do Dia D para ampliarmos nossa cobertura vacinal e diminuirmos a chance de circulação do vírus em nossa cidade”, afirmou o secretário de Saúde Valdemir Scarpari.
No sábado o atendimento será intensificado, com funcionamento em horário comercial em quatro Unidades de Saúde: Barão do Rio Branco, Celeste, Presidente Vargas e Monte Castelo, com atendimento entre 8h e 17h. Além da carteirinha de vacinação, é necessário levar um documento com foto e o cartão SUS (Sistema Único de Saúde).
A campanha contra o Sarampo vai até 13 de março.
DOENÇA
O sarampo é uma doença infecciosa, transmitida por vírus e que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações decorrentes do sarampo são mais graves em crianças menores de cinco anos e podem causar meningite, encefalite, pneumonia, entre outras.
O vírus é transmitido pela respiração, fala, tosse e espirro. As micropartículas virais ficam suspensas no ar, por isso o alto poder de contágio da doença.
SINTOMAS
Os sintomas mais comuns são febre alta, tosse, coriza, conjuntivite, exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo), outros sintomas como cefaleia, indisposição e diarreia também podem ocorrer. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento com o aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.
14/02/2020