Depois do engajamento em prol da saúde da mulher em outubro, agora foi a vez de voltar as atenções aos cuidados com os homens, principalmente para a prevenção ao câncer de próstata. No sábado, 9, a Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul em parceria com o CEONC – Centro de Oncologia de Cascavel, realizou em torno de mil exames de PSA, Antígeno Prostático Específico, exame de sangue que serve para diagnosticar alterações na próstata. Às 7h, a fila de homens para a realização do exame já alcançava a rua Marechal Rondon. O resultado dos exames será entregue dentro de 10 dias.
“A ação superou todas as nossas expectativas, inicialmente foram programados 800 exames e houve uma maior procura, mostrando que os homens estão preocupados com a sua saúde. Deixo aqui o meu agradecimento a todos os homens, a equipe do CEONC que veio de Cascavel e a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, que se empenharam na divulgação e na coleta do exame”, ressaltou o secretário de Saúde Valdemir Scarpari.
A campanha teve como objetivo a conscientização e incentivo à prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. “A partir de agora, os exames alterados e com possível diagnóstico serão contemplados com uma ressonância magnética para dizer se é tumor ou não. Se for confirmado como tumor o CEONC vai fazer a biopsia e dar o resultado para o paciente. Sendo positivo vai iniciar o tratamento imediatamente”, afirmou o Relações Públicas e Marketing do Centro, Ivo Deolindo.
É importante ressaltar, que, a única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista. O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).
11/11/2019