Notícias

Campanha de prevenção ao suicídio segue com programação nesta semana

A- | A+
Compartilhar
O mês de setembro está chegando ao fim, mas a campanha Setembro Amarelo, que busca a prevenção ao suicídio, continua em Laranjeiras do Sul. Nesta segunda-feira, 23, na Unidade Básica de Saúde do Presidente Vargas, houve uma roda de conversa sobre Saúde Mental. A programação encerra na terça-feira, 24, com um encontro Macrorregional em Saúde Mental, no Auditório do Centro da Juventude. 

O evento está sendo organizado pelo Centro de Atenção Psicossocial, CAPS, que desenvolve ações desde o dia 5 de setembro. O tema que está sendo abordado nos encontros é “Valorizando a Vida”. “O objetivo das atividades é desmistificar a ideia de que não se deve discutir suicídio. Por isso estamos resgatando as falas e experiências de nossos usuários, pois pesquisas revelam que a maior parte dos casos e tentativas de suicídio são pessoas com transtornos mentais”, afirmou Taiane Franco Psicóloga do Caps.
 
Para encerrar a programação, na terça-feira, dia 24 de setembro, no Auditório do Centro da Juventude, acontece o “Encontro Macrorregional em Saúde Mental”. Na oportunidade, acontece a palestra com o Psiquiatra e Psicoterapeuta, Dr. Alexey Gonçalves, que abordará os seguintes temas: Linha guia para Saúde mental; Abordagens a saúde mental na Atenção Básica; Urgências e Emergências Psiquiátricas; Funcionamento do Raps e Manejo da ficha de referência e contra referência. A programação começa às 13h10 com atividades para Médicos e as 15h atividades para os profissionais da rede. 

Setembro Amarelo – É uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, que acontece desde 2015, por iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O objetivo é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Caps – Atende usuários com transtornos mentais, ofertando tratamento com medicamentos, atividades comunitárias, oficinas culturais e visitas domiciliares.


23/09/2019