Notícias

Curso com psicólogo vai discutir prevenção ao suicídio

A- | A+
Compartilhar
A Prefeitura de Laranjeiras do Sul, através da Secretaria de Assistência Social e Rede de Proteção do município, agendou para o dia 29 de julho, no Cine Teatro Iguassu, o curso com o tema "Avaliação e Manejo do Comportamento Suicida”. Na oportunidade está agendado uma capacitação para profissionais sobre manejo e atendimento de pacientes com tendências suicidas e automutilação. O palestrante será o Psicólogo Especialista Cristiano de Souza CRP 08/09451. O profissional é membro da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio (ABEPS), psicólogo clínico, professor universitário, coordenador de projetos de prevenção de suicídio, consultor nas áreas de toxicomania e prevenção de suicídio.    

Entre os objetivos do curso, estão: Epidemiologia do Suicídio; Aspectos Psicossociais do Suicídio; Fatores de Risco para o Suicídio; Automutilação: Com e Sem Ideação Suicida; Avaliação do Comportamento Suicida; Manejo do Comportamento Suicida; Prevenção do Suicídio: como fazer. 
O curso terá uma carga horária de 8 horas, com a entrega de certificados aos participantes. 

As inscrições, gratuitas, poderão ser feitas no local da palestra. Maiores informações no CRAS ou pelos telefones (42) 3635-5311 ou 3635-3442.

Serviço: Avaliação e Manejo do Comportamento Suicida
Data: 29/07/2019 (segunda-feira)
Hora: 8h30 às 17h
Local: Cine Teatro Iguassu – Laranjeiras do Sul

SUICÍDIO
De acordo com Cristiano de Souza, nos últimos anos, a sociedade tem voltado seu olhar para as questões que dizem respeito à saúde mental, e nota-se esse movimento como consequência de números alarmantes, como, por exemplo: o aumento de casos de depressão no mundo todo conforme aponta a Organização Mundial de Saúde, assim como também o crescente aumento dos casos de ideação e tentativas de suicídio, configurando hoje um problema de saúde pública. No Brasil ocorre uma tentativa de suicídio a cada 46 minutos.

Diante desse contexto, foi sancionada a lei nº 13.819 de 26/04/2019 que Institui a Política Nacional de Prevenção da Automutilação e do Suicídio, a ser implementada pela União, em cooperação com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Essa lei tem como um de seus objetivos definir a corresponsabilidade de toda a rede de atendimentos às pessoas acometidas por algum sofrimento psíquico e que tenham cometido tentativas de suicídio e automutilação, inclusive determinando a comunicação ao conselho tutelar por parte das instituições de ensino, particulares e públicas, quando detectado em crianças e adolescentes.
Isto posto, é de fundamental importância que todos os que trabalham no atendimento ao público, tanto na esfera da saúde, educação e assistência social, estejam capacitados a avaliar, manejar da forma adequada, e com excelência técnica, esses casos de extrema complexidade. 

23/07/2019