Em clima de festa e com plateia cheia, 387 alunos do 5º ano do ensino fundamental de 11 escolas da rede municipal de Laranjeiras do Sul, participaram nesta quarta-feira, 29, da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, Proerd, da Polícia Militar. A festa contou também com a presença do vice-prefeito, Valdemir Scarpari, de policiais militares, professores, familiares dos alunos e autoridades municipais. O evento foi realizado na Comunidade Cristã ZOE, que disponibilizou toda a estrutura para a realização da cerimônia.
A finalidade do Programa, que é parte dos trabalhos da Polícia Militar em ação conjunta com as escolas e a comunidade, é reconhecer pressões e influências diárias que levam os estudantes ao uso de drogas e à prática da violência. “O Proerd é uma parceria, que cria uma rede protetiva aos nossos pequenos laranjeirenses. Agradeço muito ao soldado Rafael, que foi o instrutor do programa e que deu o melhor de si para ensinar nossos alunos a ficarem longe das drogas”, comentou a Secretária de Educação Maria Luiza Simões Nunes dos Santos.
Para o instrutor do programa no município, Soldado Rafael Gomes Ferreira, este é um trabalho preventivo contra as drogas e a violência dirigido para as crianças. “Hoje a Polícia Militar não atua somente na área repreensiva, mas também na prevenção e educação do cidadão. O resultado disso não é mérito somente da Polícia, mas também dos professores e principalmente da família que é o centro na formação do caráter de nossas crianças”, salientou o Soldado.
O Proerd repassa às crianças e aos responsáveis orientações e noções de cidadania, visando à prevenção e à redução do uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes. O evento mobilizou pais, professores, alunos e autoridades. A formatura foi animada pela banda de policiais militares de Ponta Grossa. As crianças estavam muito animadas e ansiosas. Além da entrega dos certificados, durante a cerimônia foram premiados os alunos destaques do programa.
O programa
Entre os objetivos do Proerd está o ensino aos estudantes de boas estratégias de tomada de decisão para ajudá-los a desenvolver habilidades que os permitam conduzir suas vidas de maneira segura e saudável, de modo que os jovens estejam capacitados para fazerem escolhas livres do abuso de drogas, violência e outros comportamentos perigosos. O Programa trabalha ainda questões de civismo, cidadania e valores humanos.
O Proerd foi criado em 1983 nos Estados Unidos e chegou ao Brasil em 1992.
29/05/2019