Notícias

Profissionais do CAPS realizam palestra de prevenção aos agravos de doenças mentais

A- | A+
Compartilhar
Profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Laranjeiras do Sul, estiveram ministrando palestra na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Na oportunidade, a Assistente Social, Carmelina Chaves, a Psicóloga Tatiane Franco, a estagiária Patrícia de Oliveira e a Enfermeira coordenadora do CAPS, Eva Marcanssoni Rochi, orientaram os alunos sobre a prevenção do adoecimento principalmente mental e informaram a todos sobre o funcionamento e o atendimento. Os profissionais responderam aos questionamentos e encerraram a palestra com uma dinâmica.

“Tais ações são fundamentais para a prevenção de adoecimento principalmente no momento em que estamos vivenciando, no contexto mental. É importante conhecer a história para não repetir os erros do passado”, ressaltou a Assistente Social Carmelina que adiantou. “Os jovens vivenciam diversas experiências que muitas vezes não estão preparados, como ficar longe dos pais, estudos, lidar com sentimentos, mudança para a vida adulta, desemprego, drogas, entre outros. Tais experiências podem levar ao adoecimento mental e muitas vezes ao suicídio”.

Na apresentação, a Assistente Social Carmelina Chaves contou a história da ‘loucura’, da reforma psiquiátrica brasileira e mudanças na política de saúde mental no contexto nacional. Na sequência a estagiária de Serviço Social da Faceopar, Patrícia de Oliveira, relatou a história de Damião Ximenes Lopes, (paciente psiquiátrico, vítima de maus tratos em manicômio, que levou o Brasil a primeira condenação na corte internacional dos direitos humanos). Já a Enfermeira e coordenadora do CAPS, Eva Marcanssoni Rochi, falou sobre o funcionamento do CAPS e da rede de Atenção Psicossocial- RAPS, seguida da psicóloga Taiane Franco que descreveu os principais transtornos mentais atendidos no CAPS.

CAPS
O CAPS é um serviço de média complexidade e atende pessoas com transtornos mentais graves, severos e persistentes, além de usuários de álcool e outras drogas.  Mas quando necessário também realiza atividades de prevenção como palestras quando solicitado.

25/04/2019