A prefeitura iniciou na segunda-feira, 22, a distribuição dos carnês do IPTU, Imposto Predial Territorial Urbano. Eles estão sendo entregues via Correios para os cerca de 11 mil boletos. O IPTU pode ser quitado em parcela única ou em até três vezes. Para quem optar pelo pagamento em parcela única, o contribuinte terá desconto de 10%. A primeira parcela ou pagamento à vista vence no dia 10 de maio. A segunda parcela o vencimento é 10 de junho e a terceira no dia 10 de julho.
Como já aconteceu em 2017 e 2018, este ano a prefeitura vai premiar os contribuintes adimplentes nos últimos quatro anos, que serão beneficiados com descontos que vão de 2,5% a 10%, do valor total devido, mesmo que o pagamento seja feito em parcelas. Ou seja, quem quitou os quatro últimos IPTU´s receberá 10% de desconto. Para o proprietário com três edições em dia o alívio extra é de 7,5%, e assim sucessivamente.
O Imposto Predial e Territorial Urbano representa uma das mais importantes fontes de receita para o município, perfazendo montante significativo da arrecadação tributária municipal. Como outros tributos, o IPTU, por força constitucional, pode sofrer descontos e isenções, desde que autorizados por Lei. Os descontos representam incentivo ao pagamento à vista e consequentemente a adimplência e economia ao erário.
“A responsabilidade da entrega dos carnês é dos Correios. Este ano não será possível imprimir o boleto. Qualquer dúvida sobre isenção ou outro questionamento, o contribuinte deve se dirigir até a Secretaria da Fazenda com o carnê em mãos. Já quem não receber por algum motivo o carnê, o mesmo deve ser retirado diretamente na agência dos Correios”, afirmou o secretário da Fazenda Guaraci Pacheco.
Quem paga IPTU garante benefícios para a cidade. São melhorias em educação, saúde e infraestrutura que servem para fazer frente ao crescimento econômico do município de Laranjeiras do Sul. Investir na cidade é pensar em Laranjeiras do Sul para os próximos anos.
Cronograma
10/05 – Vencimento para pagamento à vista ou primeira parcela
10/06 – Vencimento da segunda parcela
10/07 – Vencimento da terceira parcela
22/04/2019