Secretaria de Saúde orienta a população sobre cuidados com escorpiões

A Secretaria Municipal de Saúde orienta a população sobre medidas para prevenir acidentes com escorpiões. Estes animais gostam de viver em lugares escuros e úmidos, como lixo, frestas de muros, entulho, madeiras, restos de material de construção e terrenos baldios. De acordo com a Bióloga e fiscal da Vigilância Sanitária, Camila Bortoluzi, o escorpião preto e o amarelo são os mais comuns encontrados em Laranjeiras do Sul, sendo que ambos são venenosos.

“A gravidade da picada do escorpião depende da espécie e tamanho do animal peçonhento, bem como a quantidade de veneno que é dispensada no ataque. A idade e o tamanho do paciente também influenciam na gravidade do caso, com as crianças menores de sete anos sendo mais vulneráveis. Em caso de acidente com escorpião, o paciente deve procurar imediatamente o atendimento médico”, destacou a Bióloga.

CUIDADOS
Os escorpiões são da classe dos aracnídeos. Animais peçonhentos que inoculam seu veneno na presa, através do último segmento da cauda, denominado “télson”. O escorpião se alimenta principalmente de insetos como baratas. Camila Bortoluzi, explicou que é preciso manter as residências limpas, para evitar o surgimento de baratas e consequentemente do escorpião. Frestas nas paredes, muros, pisos, tetos, janelas e portas devem ser evitados, pois podem esconder o animal peçonhento.

“O controle do escorpião é feito através do manejo ambiental. As pessoas precisam ter consciência da importância da limpeza e organização nos quintais e residências. Os moradores não deveriam acumular entulhos nos imóveis, que servem como locais de abrigo para os escorpiões, além de se desfazer de móveis e objetos sem uso em suas residências”, disse Camila.

DICAS
- Manter limpos quintais e jardins e não acumular folhas secas e lixo domiciliar
- Acondicionar o lixo domiciliar em local apropriado e entregá-los para o serviço de coleta
- Manter terrenos baldios limpos
- Evitar formação de ambientes favoráveis ao abrigo de escorpiões, como obras de construção civil e terraplanagens que possam deixar entulho, superfícies sem revestimento, umidade etc.
- Remover periodicamente materiais de construção e lenha armazenados, evitando acúmulo exagerado
- Evitar queimadas em terrenos baldios, pois desalojam os escorpiões
- Remover folhagens, arbustos e trepadeiras junto ás paredes externas e muros
- Manter fossas sépticas bem vedadas, para evitar a passagem de baratas e escorpiões