Notícias

Prefeitura e Poder Judiciário estão desenvolvido o Projeto “Cidadania e Justiça também se aprenda na Escola”

Alunos simularam um júri de verdade sobre bullying

A- | A+
Compartilhar
Através do Programa “Cidadania e Justiça também se aprenda na escola”, alunos de 18 turmas de 5º ano de 12 escolas de Laranjeiras do Sul, tiveram aulas direcionadas sobre o funcionamento do Poder Judiciário. Em torno de 400 alunos foram contemplados com este programa. A iniciativa é desenvolvida em quadro fases. Na primeira delas, as escolas receberam o material de apoio. São duas cartilhas explicativas e manuais para auxilio dos professores. A partir daí as próprias instituições de ensino desenvolvem atividades didáticas. 

Na segunda fase, a turma recebeu a visita de um magistrado, um promotor de justiça e advogado, todos voluntários, que além de explicarem os seus papéis na sociedade, esclareceram questões sobre cidadania e justiça. Na terceira etapa, as crianças foram até a unidade do Judiciário, numa visita para conhecer as dependências do Fórum da Justiça e o Eleitoral.  Por fim, na última etapa, as escolas desenvolvem atividades culturais com todo o conteúdo aprendido e, também, um concurso de redações, premiando as melhores com medalhas do programa. A entrega vai acontecer no dia 25 de outubro no Cine Teatro Iguassu. 

“O objetivo do programa é levar esclarecimentos à população, a partir das crianças, sobre questões de cidadania e Justiça. Como as crianças são agentes multiplicadores de informação, o programa possibilitará a difusão de conhecimentos sobre a Justiça e cidadania aos familiares e à comunidade, além de conscientizar sobre direitos e deveres, e a forma de exercê-los”, afirmou o Juiz da Vara Criminal, Família e Infanto Juventude da Comarca de Laranjeiras do Sul, Alberto Moreira Cortes Neto.

Júri simulado
Em Laranjeiras do Sul, as crianças que frequentam o Centro da Referência de Assistência Social (Cras) e os adolescentes do Centro da Juventude, apresentaram um teatro sobre bullying. Tudo muito bem ensaiado, a garotada deu um show interpretando um “júri”. A equipe foi composta por todos os membros que um júri de verdade precisa ter: juiz, promotor, advogado, policial, réu e jurados.  O adolescente de 13 anos, Lucas Volf Muller, que faz parte do Centro da Juventude, deu um show na atuação como promotor. “Foi uma experiência agradável, até quero continuar na carreira. Essa experiência foi muito gratificante, pois levo a aprendizagem do senso de justiça, sabendo que devemos escolher o que é certo em tudo na nossa cidade. E quanto ao bullying, acredito que realmente existe no dia a dia, principalmente entre jovens e isso leva as pessoas a agirem de forma errada. Por isso deve ser combatido”, afirmou Lucas. 

Estação Criança
E para fechar essa semana de atividades voltadas às crianças, sábado, 13, acontece no Lago Municipal das 14h às 17h30, a Estação Criança, um dia cheio de atrações, como teatro, oficinas de artesanato, de maquiagem e cabelo, brinquedos infláveis, esporte, gincana, atividades culturais, distribuição de suco, água, pipoca e doces, tudo gratuito para as crianças. 

11/10/2018