A dura realidade de casos de violência é um fenômeno que necessariamente precisa ser tratado com toda sociedade. Por conta disso a REDE de Proteção à Criança e ao Adolescente, coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança da Família, realizou na terça-feira, 18, o 1º Seminário Integrado da Rede de Proteção da Criança e do Adolescente. O evento que reuniu representantes do Poder Executivo, Legislativo, Judiciário, Clubes de Serviços e Comunidade Escolar, serviu para fortalecer ainda mais o combate à exploração sexual, violência e garantir os seus direitos.
O Seminário foi realizado no Cine Teatro Iguassu e contou com a participação de aproximadamente 340 pessoas. O público foi formado por alunos do curso do Magistério do Colégio Gildo Aluísio Schuck e representantes dos 10 municípios que fazem parte do Núcleo Regional de Educação de Laranjeiras do Sul.
“A REDE de Proteção à Criança e ao Adolescente objetiva prevenir e inibir a violência. Por isso, além de desenvolvimento de ações de sensibilização, os profissionais que fazem parte da REDE devem atuar detectando situações de risco e agindo sobre elas para que não sejam violados seus direitos e se esses direitos forem violados não medir esforços para que o atendimento seja rápido e efetivo”, disse a Secretária de Assistência Social Eliza Regina Gemeli da Silva.
A iniciativa, que foi elogiada pelos palestrantes, serviu para demonstrar que toda a sociedade tem o dever de olhar e cuidar dos direitos das crianças e dos adolescentes. “O seminário é a efetivação da rede de proteção que já existe em outros municípios, a gente busca o fortalecimento, e que cada pessoa se enxergue como parte desta rede”, destacou a Secretária de Assistência Social, Eliza Gemeli da Silva.
Durante o 1º Seminário, as crianças que frequentam o Serviço de Convivência e os adolescentes do Centro da Juventude, fizeram uma apresentação denominada “Cup Song”, um trabalho de socialização das crianças junto com a comunidade, coordenados pela professora Rubyane, além da apresentação de um vídeo que relatou sobre violência contra a mulher, demonstrando a pureza das crianças.
PALESTRAS
Três palestras foram ministradas ao público presente. A primeira com a Psicóloga do Centro de Referência Especializado da Secretaria de Assistência Social, CRAS, Flávia Fernandes da Silva, relataram sobre os tipos de violência. Já o Dr. Alberto Moreira Cortes Neto e a Psicóloga do Serviço de Apoio a Infância e Juventude de Laranjeiras do Sul, Fernanda Bonini, relaram sobre “Leis e penas sobre casos de violência contra Crianças e Adolescentes".
Finalizando o ciclo de palestras, os professores do Núcleo de Educação de Cascavel, José Sagrilo e Maria Aparecida Lopes e que fazem parte da REDE de Proteção da Criança e do Adolescente que relataram sobre a prevenção e os encaminhamentos no caso de violência contra crianças e adolescentes.
As ações envolvendo este tema, começaram no dia 11 de setembro, com uma rodada de encontros nas escolas do município, envolvendo crianças, adolescentes e seus pais. “Serão 36 palestras ministradas nas escolas por profissionais de todos os segmentos. De forma lúcida preparamos as palestras para as crianças, além de um teatro “O Segredo da Tartanina”, que relata dentro de uma linguagem para as crianças sobre a exploração do tema bullying, atualmente uma das formas de violência mais frequente entre crianças e adolescentes”, disse a Secretária.
18/09/2018