Notícias

Centro de Atenção Psicossocial de Laranjeiras do Sul desenvolve o Projeto Movimentamente

A- | A+
Compartilhar
Diversos estudos comprovam que problemas como ansiedade, depressão, compulsão alimentar, transtorno de estresse entre outros, podem ser minimizados pela Prática de Atividade Física. A mente e o corpo são naturalmente ligados e o exercício ajuda a manter as células cerebrais nutridas e saudáveis. Com este pensamento, o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial de Laranjeiras do Sul vem desenvolvendo o projeto “Movimentamente”, que consiste em incluir a prática de atividade física no tratamento dos usuários do Centro.

As atividades físicas são desenvolvidas nas dependências do CAPS, no Lago Municipal e na Academia da Saúde e são acompanhadas pela equipe multidisciplinar do CAPS e com professores de Educação Física, visando incluir a prática da atividade física como alternativa de tratamento para os usuários com transtornos mentais. Os pacientes passaram por avaliação nutricional e orientações sobre alimentação saudável. As atividades são orientadas por profissionais de Educação Física e equipe Multidisciplinar com acompanhamento da frequência Cardíaca, Pressão Arterial e HGT antes das atividades físicas que são realizadas três vezes na semana.  

“Em Laranjeiras do Sul mais de 300 pessoas recebem tratamento no CAPS, para transtornos mentais graves e severos. Estes pacientes recebem acompanhamento da equipe multidisciplinar composta por médico Psiquiatra, Clínico Geral, Enfermagem, Psicóloga e Assistente Social. Porém, a maioria encontra-se dependente do tratamento medicamentoso há muitos anos, acompanhado de isolamento social e desmotivação ou dificuldades para desenvolver atividades diárias”, afirmou a Enfermeira do CAPS e coordenadora da Saúde Mental, Keulin Oliboni autora deste projeto.

“O objetivo com este projeto é reduzir a utilização de medicamentos a partir dos benefícios da atividade Física, melhorando e prevenindo doenças associadas como Hipertensão e Diabetes, além de proporcionar um melhor convívio entre os usuários”, concluiu a Enfermeira.


PACIENTES
A dona Janice Miranda de Souza, participa das atividades do CAPS a mais de 14 anos. “Eu amo as atividades, porque a cinco anos atrás, eles me tiraram de uma cama, dopada de remédios. Eu tomava 12 tipos de medicamentos. Hoje sou outra pessoa e me sinto muito bem. Faço as atividades todos os dias, me cuido na alimentação. Estou bem. Me sinto muito feliz aqui”, disse Janice.

Já a dona Cladecir Beleti, participa do Caps a 10 anos e nesse período as atividades físicas contribuíram para melhorar a sua saúde. “Já usei 14 tipos de medicamentos. Hoje só estou com dois. E as atividades físicas foi fundamental para minha melhora. Hoje eu caminho a cidade inteira com disposição e com alegria. A atividade física é 100 por cento para melhora dos pacientes do Caps. E aqui a gente é tratado com muito carinho. Com muito respeito. As pessoas cuidam de nós como se a gente fosse da família”, afirmou Cladecir. 

13/09/2018