Notícias

Laranjeiras do Sul conta com dois pontos para descarte correto de medicamentos vencidos

A ideia é mostrar que estes medicamentos não podem ser descartados de forma aleatória sob risco de prejudicar o meio ambiente e a saúde humana

A- | A+
Compartilhar
A Secretaria de Estado da Saúde lançou no dia 15 de agosto, uma campanha para incentivar a destinação correta de medicamentos em desuso. A idéia é conscientizar a população de que medicamentos não são como o lixo comum e devem ser descartados de forma específica. A campanha terá duração de 60 dias durante os quais serão disponibilizados 250 pontos de coleta de medicamentos vencidos ou fora de uso. Em virtude do resultado obtido em campana semelhante no mês de maio, Laranjeiras do Sul foi contemplada com dois pontos coleta. As caixas identificadas estão colocadas na Unidade Básica de Saúde Carlos Felipe de Sio (Unidade da Barão) e no Celeste (Centro de Saúde Leste) no Bairro São Francisco. 

De acordo com a coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Lidiane Biavati Nielsen, a campanha faz parte do Programa de Logística Reversa de Medicamentos, que prevê uma série de ações envolvendo governo, comerciantes e indústria para a coleta e destinação correta de resíduos de medicamentos. “Essa campanha é um marco histórico e mostra que o grave problema do descarte de medicamentos está sendo tratado com a responsabilidade que o tema merece. Abrimos em Laranjeiras do Sul, dois pontos de coleta nessa campanha”, destaca a farmacêutica.

DESTINAÇÂO
Por conterem em sua formulação substâncias químicas, biológicas ou hormonais, remédios possuem grande poder contaminante. Quando o material acaba em um aterro sanitário, se associa ao chorume do lixo comum e pode chegar ao terreno subterrâneo, contaminando o lenço freático.

Se o medicamento vai para o esgoto, pode chegar diretamente ao meio ambiente, poluindo rios, lagos e solo ou, então, acabar em uma estação de tratamento, que nem sempre consegue eliminar totalmente a substância da água. A queima a céu aberto é outra forma de descarte inadequado com graves consequências ambientais.

COMO DESCARTAR
As caixas de coleta usadas na campanha de logística reversa de medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso são padronizadas, feitas em material reciclado. Cada caixa tem dois depósitos distintos. No primeiro deles, na cor azul, a pessoa deposita a caixa e bula, caso estes estejam totalmente limpos. No segundo, de cor laranja, são colocados os frascos ou blister dos medicamentos.

21/08/2018