Mais de 600 crianças foram vacinadas contra a pólio e o sarampo em Laranjeiras do Sul neste sábado, 18, dia “D” da campanha de imunização, realizada pelo Ministério da Saúde. Foram alvo da vacinação os pequenos que tem idades entre os 12 meses e os 5 anos incompletos. Durante todo o dia, 7 Unidades de saúde da cidade ficaram abertos e uma equipe percorreu o interior do município. No total, foram aplicadas 672 doses contra as duas doenças.
Em Laranjeiras do Sul a meta é vacinar 1.792 crianças nesta faixa etária. Até o momento foram vacinadas 1.203, atingindo um índice de 67,13%. Faltam ainda se vacinar 589 crianças. A Secretaria de Saúde contou no sábado, com o apoio das estagiárias da Secretaria de Educação e do Rotary Club de Laranjeiras do Sul. Em todas as Unidades, foram colocadas à disposição das crianças brinquedos, como o castelinho Baby, Tobogã, Selva Mágica, Mini Tourinho, Castelinho pula-pula e cama elástica.
As equipes de saúde aproveitaram a presença das famílias, em busca das vacinas contra a poliomielite e o sarampo, para fazer a atualização da carteira para as demais doses do calendário, como a imunização contra a febre amarela, meningo C, HPV, hepatite, dupla adulto, varicela, num total 11.286 aplicações. Com isso, durante todo dia, as 28 unidades que estiveram abertas aplicaram 24.135 doses de diversos tipos.
O sábado foi de mobilização, mas a campanha segue até o dia 31 de agosto, com aplicação das vacinas nos sete postos de saúde da cidade, de segunda à sexta-feira, em horário comercial. No local, é preciso apresentar um documento de identificação e é recomendável levar a carteirinha de vacinação da criança. O público alvo definido pelo Ministério da Saúde inclui aquelas crianças que já tenham sido imunizadas anteriormente e que ainda estejam na janela de idade entre um ano e cinco anos incompletos.
A campanha foi convocada pelo governo federal em função do reaparecimento de casos no país. Atualmente há registro de surtos de sarampo em Roraima e no Amazonas. Foram confirmados ainda casos isolados importados em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul, em Rondônia e no Pará.
Locais de vacinação
UBS Água Verde
UBS Presidente Vargas
UBS Cristo Rei
Celeste
UBS Monte Castelo
UBS Jardim Iguaçu
UBS Carlos Felipe de Sio (Unidade da Barão do Rio Branco)
20/08/2018