Notícias

Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite começa no dia 7 em Laranjeiras do Sul

A- | A+
Compartilhar
De 6 a 31 de agosto acontece em todo Brasil a Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo. A campanha é voltada exclusivamente às crianças com idade entre 12 meses e menores de 5 anos, incluindo as que já receberam as vacinas anteriormente. O Dia D da campanha está marcado para 18 de agosto. A meta é vacinar ao menos 95% das crianças dessa faixa etária. Não será realizada uma campanha de vacinação contra sarampo voltada para adultos.

O objetivo da campanha é manter elevada a cobertura vacinal contra as duas doenças evitando a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite, bem como imunizar os menores de cinco anos contra o sarampo. De acordo com a enfermeira Patrícia Massuqueto, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul, no município o público-alvo são as 1.792 crianças de um a quatro anos de idade. A meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura. “Os pais e responsáveis devem comparecer aos locais de vacinação com suas crianças, levando a caderneta de vacinação e cartão SUS para avaliação e registro”, destaca Patrícia.

Pelo interior do município, o cronograma de vacinação vai ser realizado no dia 18 de agosto. Uma equipe de profissionais da Secretaria de Saúde estará nas seguintes comunidades:
*8:30 as 9h – Assentamento 8 de Junho
Público: Crianças do Assentamento 8 de junho e Rio Anteiro
*9h10 as 9h40 – Pavilhão da Igreja da Vila Rural
Público: Crianças da Vila Rural, Km 127, Km 130 e Gramadinho.
*9h50 as 10h20 – Pavilhão da Igreja do Rio Laranjeiras
Público: Crianças do Rio Laranjeiras
*10h25 as 10h55 – Pavilhão da Igreja da Linha Nogueira
Público: Crianças das comunidades Linha Nogueira e Vila Becker
*11h40 as 12h15 – Unidade de Saúde do Rio do Tigre
Público: Crianças do Rio do Tigre
*13h30 as 14h00 – Pavilhão da Igreja do Alto Alegre do Tigre
Público: Crianças do Alto Alegre do Tigre
*14h20 as 15h – Unidade de Saúde do Rio Verde
Público: Crianças das comunidades do Rio Verde, Assentamento Passo Liso, Boa Vista e Recanto da Natureza
*15h15 as 16h – Unidade de Saúde do Passo Liso
Público: Crianças do Passo Liso
*16h as 16h30 – Pavilhão da Igreja da Colônia União
Público: Crianças da Colônia União

Números em Laranjeiras do Sul
1 ano: 467
2 anos: 430
3 anos: 441
4 anos: 454
Total: 1.792 crianças

Poliomielite
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Acomete os membros inferiores, tendo como principais características a flacidez muscular, com sensibilidade preservada e ausência de reflexos no segmento atingido.

A transmissão ocorre por contato direto pessoa a pessoa, pela via fecal-oral (mais frequentemente), por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou pela via oral-oral, através de gotículas de secreções da orofaringe (ao falar, tossir ou espirrar).

A falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão. O último caso de poliomielite no Brasil ocorreu em 1989. Desde então não são registrados casos da doença, que é grave e foi responsável por danos irreversíveis para milhares de crianças no mundo.


Sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, transmissível e extremamente contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema até quatro dias após.

Apesar dos esforços empreendidos desde o início das campanhas de eliminação da doença, nos últimos anos os casos de sarampo têm sido reportados em várias partes do mundo e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), muitos países permanecem endêmicos para o sarampo, principalmente aqueles com baixa cobertura vacinal.

02/08/2018