Em um ato de amor e solidariedade, a Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul em parceria com o Hemocentro e o Clube dos Autos Antigos, realizou na quinta-feira, 2, campanha de coleta de doação de sangue. A população laranjeirense mostrou sua força e por isso a meta foi atingida com 60 bolsas colhidas. Mais de 40 pessoas foram dispensadas e estas poderão participar da próxima campanha que acontece no mês de dezembro. A coleta foi realizada na Unidade de Saúde do Bairro Água Verde.
O processo de doação teve várias etapas, como: o cadastramento de dados dos doadores, preenchimento de formulário, hidratação com água e suco, entrevista com um agente do Hemocentro, aferição de pressão e temperatura. Após estas etapas, os doadores que estavam aptos fizeram a doação e logo depois foram fornecidos suco e frutas. Para o Secretário de Saúde, Valdemir Scarpari, essa parceria com Hemocentro e Clube dos Autos Antigos, visa salvar vidas. “Uma única doação é capaz de ajudar pelo menos três pacientes que necessitam de transfusão. O procedimento de doação é muito simples, rápido e não oferece riscos aos doadores”, afirmou Scarpari.
DOAÇÃO
O procedimento da doação é seguro, com o acompanhamento de profissionais qualificados, e dura aproximadamente 40 minutos. Uma doação pode beneficiar até quatro pessoas. Quem fizer três doações em um período de 12 meses pode solicitar a emissão do certificado de Doador Fidelizado de Sangue.
QUEM PODE DOAR
Qualquer homem e mulher de 16 a 69 anos, desde que:
– Menores de 18 anos com a autorização de um responsável
– Esteja em boas condições de saúde
– Pese no mínimo 50kg
– Esteja descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação)
– Apresente documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho, Passaporte ou Carteira Nacional de Habilitação).
02/08/2018