Por orientação da Secretaria de Estado da Saúde, os municípios vão intensificar a vacinação contra HPV e Meningite “C”. O objetivo é atualizar a caderneta de vacinação de adolescentes e com isso aumentar a cobertura vacinal. “A vacina HPV é oferecida para meninas de 9 a 14 anos de idade e meninos de 11 a 14 anos. Já a imunização para Meningite C, abrange crianças menores de 1 ano que recebem duas doses e mais o reforço com um ano de idade e adolescentes de 11 a 14 anos”, destaca a Enfermeira Patrícia Massuqueto.
A vacinação está sendo oferecida em todas as Unidades de Saúde e para receber a dose basta comparecer com a caderneta de vacinação e um documento pessoal. A vacina contra ao HPV ajuda a prevenir o câncer do colo do útero, anal, de vulva e de boca. Estima-se que entre 25% a 50% da população feminina e de 50% da população masculina mundial esteja infectada pelo HPV.
Carteira de vacina
Todos os alunos de escolas públicas e particulares, que ingressam a educação infantil, ensino fundamental e média, devem entregar o documento atualizado de acordo com o calendário de vacinação da criança e do adolescente, disponibilizado pelo Ministério da Saúde. A lei garante a imunização, principalmente dos menores que precisam ser levados pelos responsáveis para serem vacinados.
“A carteira de vacinação é um documento oficial, que deve estar em dia e transmite a certeza da saúde plena ofertada pelo Sistema Único de Saúde. A vacina é comprovadamente eficaz e essa exigência é uma das formas do Paraná estar livre da reinserção de muitas doenças”, afirmou a enfermeira.
09/07/2018