Cerimônia marca a abertura do 65ª JEPS em Laranjeiras do Sul

A cerimônia de abertura da fase macrorregional da 65º edição dos Jogos Escolares do Paraná aconteceu na noite desta terça-feira, 19, em Laranjeiras do Sul, no Ginásio Laranjão. No município, aproximadamente 1.500 alunos, nas categorias “A” (15 a 17 anos) e “B” (12 a 14 anos) e 120 professores e técnicos desembarcaram para o JEPS e, até domingo, 24, irão disputar as modalidades de atletismo, basquetebol, futsal, Handebol, tênis de mesa, voleibol, vôlei de praia e xadrez. Os atletas fazem parte de 48 municípios que compõe os Núcleos Regionais de Educação de Laranjeiras do Sul, Pato Branco, Francisco Beltrão e Dois Vizinhos.

Na festa de abertura, o talento de artistas locais deu mais brilho ao espetáculo. Um deles ficou a cargo do aluno do Colégio Estadual Laranjeiras do Sul, Diego Granemann Moryana, que interpretou o Hino Nacional Brasileiro ao som do violino, durante o hasteamento dos pavilhões. Já o atleta Kauan Campigotto de Oliveira, foi o responsável pelo carregamento da tocha que acendeu a pira olímpica e o atleta Paulo César do Valle, pronunciou o juramento do atleta. Ambos, alunos do Colégio Floriano Peixoto.

Encerrando a noite de abertura, a Cia de Dança Black Heart apresentou-se ao público com coreografias e danças de rua. O grupo iniciou as atividades em 2012 e atualmente conta com 25 integrantes, recebendo, inclusive premiações em vários festivais culturais. No ano passado, a Cia de Dança representou o Brasil na Argentina, levando o nome do município de Laranjeiras do Sul e do Estado do Paraná ao conhecimento da América Latina.

PRONUNCIAMENTOS
“É com grande alegria que recebemos os melhores atletas da macrorregião para disputar os Jogos Escolares do Paraná. Queremos que se sintam bem em Laranjeiras do Sul e que o espírito esportivo conduza a todos, coordenadores, dirigentes e atletas no maior evento esportivo do Paraná. Sejam todos bem-vindos”, disse o prefeito Berto Silva.

Já o secretário municipal de Esportes de Laranjeiras do Sul, Rafael Nascimento, falou na abertura sobre os investimentos da Prefeitura na área esportiva, o que, segundo ele, tem transformado o município na Capital estadual do Esportes. “Temos feito muitos investimentos no setor esportivo porque acreditamos no esporte enquanto mobilizador de congraçamento e integração regional. Já tivemos aqui a primeira fase dos Jogos Abertos do Paraná, hoje iniciamos os Jogos Escolares, teremos ainda a segunda fase dos JAPS, além dos Jarcans, que serão disputados em setembro”, afirmou o secretário.

20/06/2018