Notícias

Prefeito e secretário de Saúde participam da discussão para implantar Samu Regional

A- | A+
Compartilhar
O prefeito Berto Silva e o Secretário de Saúde Valdemir Scarpari participaram nesta terça-feira, 12, de importante reunião em Guarapuava. Na oportunidade, foram iniciadas as discussões acerca da implantação do Samu Regional e que vai atender os 20 municípios que integram a 5ª Regional de Saúde, em Guarapuava. Durante a reunião foi feita apresentação de uma proposta para funcionamento e implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Regional. 

A ideia inicial é que, em três municípios micro sedes atendidos pela Regional de Saúde - Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Pitanga -, haja a instalação de salas de estabilização para agilizar o processo de transferência e atendimento dos pacientes. Com esta sala, o restante dos municípios participa com ambulâncias referenciadas. O intuito é implantar suporte aos 20 municípios da 5ª Regional de Saúde. 

Ainda segundo o diretor, na reunião desta terça a proposta deve ser discutida pelos participantes, e está sujeita a aprovação. Haverá também a formação de uma comissão gestora para guiar o processo de implantação do Samu Regional e da consolidação da Rede de Urgência e Emergência. Esse grupo deve ser integrado pelos prefeitos das três micros sedes, secretários de saúde e integrantes do Comitê Gestor do Samu de Guarapuava, além de outros representantes políticos da região.

“Nós teremos em Laranjeiras do Sul, uma unidade avançada do Samu Regional. Vamos receber uma UTI móvel toda equipada e uma equipe de profissionais com médicos e enfermeiros. O custo vai ser rateado entre União, Estado e Municípios. O prefeito Berto Silva deu total apoio para o município fazer o investimento necessário”, disse o secretário de saúde Valdemir Scarpari. 


13/06/2018