A Prefeitura de Laranjeiras do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social, promoveu na terça-feira, 12, ação de mobilização social em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil. O 1º Seminário foi realizada no Cine Teatro Iguassu, durante todo o dia. Pela parte da manhã as autoridades se pronunciaram a respeito do tema “Trabalho Infantil”. No período da tarde, alunos que participam das oficinas nos oito municípios que fazem parte da rede de proteção à criança, ao adolescente e à família realizaram apresentações. Nas oficinas que são ofertadas no contraturno escolar, a Secretaria de Assistência Social atende hoje 459 crianças e adolescentes em Laranjeiras do Sul, sendo 189 no Centro de Referência e Assistência Social e 270 no Centro da Juventude.
“O evento teve como objetivo chamar atenção da população para prática do trabalho infantil como violação de direito e alcançar o comprometimento de todos com a erradicação do trabalho infantil, bem como informar que a ajuda da população e das famílias pode ser de diversas formas, com denúncias, não contratação de crianças e adolescentes, mudança de condutas que violam direitos, orientação e propagação das informações recebidas durante a ação”, afirmou a Secretaria de Assistência Social de Laranjeiras do Sul, Eliza Regina Gemelli da Silva.
Uma das palestras ministradas pela parte da manhã, foi com o promotor substituto da Comarca de Laranjeiras do Sul, Dr. Bruno Rinaldin. O tema abordado foi “Trabalho Infantil”. “É importante esse contato com a comunidade para esclarecer os conceitos, para que todos tenham consciência o que é certo e o que é errado. O trabalho tem que ser feito em rede, e em Laranjeiras do Sul, a Secretaria de Assistência Social tem sido parceira efetiva do Ministério Público no que toca a Infância e Juventude. A gente tem feito um trabalho conjunto e direcionado ao mesmo rumo, e o objetivo final é garantir às crianças e adolescentes o direito de desenvolvimento sadio. Essa é uma parceria que tem surtido efeitos positivos e a gente espera que seja continuado”, disse o promotor.
TARDE CULTURAL
Foram 11 apresentações no período da tarde, emocionando o grande público que se fez presente no Cine Teatro Iguassu. A programação foi aberta com apresentação da Banda Municipal de Laranjeiras do Sul. Além da Banda, também representaram o município os alunos do Centro da Juventude, Centro de Convivência e do Centro Educacional do Menor Integrado à Comunidade, o Cemic. O município de Marquinho teve duas apresentações. Uma sobre o combate à exploração sexual e a outra encenação da música “Criança não trabalha”. Nova Laranjeiras, por sua vez, apresentou uma dança Urbana. Porto Barreiro se apresentou com a Banda Municipal. Os alunos do município de Virmond se apresentaram com o Karatê, e os alunos de Quedas do Iguaçu apresentaram a oficina de Taekwondo e a Orquestra de violinos.
13/06/2018