A Polimed, empresa especializada em Medicina no trabalho, entregou nesta semana, os laudos exigidos pela legislação, que dão amparo legal para a concessão da gratificação de insalubridade aos servidores da prefeitura de Laranjeiras do Sul. O documento foi entregue no Departamento de Recursos Humanos. Os laudos certificados pela Polimed, teve início em Laranjeiras do Sul no ano de 2005, e são atualizados anualmente.
O laudo técnico de insalubridade é o documento que avalia se os empregados de um determinado estabelecimento trabalham expostos a agentes físicos, químicos ou biológicos capazes de causar danos à sua saúde, considerando os limites máximos de tolerância estabelecidos pela legislação vigente.
O laudo técnico de insalubridade serve para estabelecer se os empregados têm direito a receber o adicional de insalubridade, que varia entre 10%, 20% ou 40% do salário base do servidor, dependendo do agente prejudicial a que estão expostos. O objetivo é assegurar tanto o pagamento do adicional aos trabalhadores que fazem jus a ele quando evitar a percepção indevida do benefício.
É um documento fundamental para atender às exigências das normas regulamentadoras sobre Medicina e Segurança do Trabalho. Sendo o documento hábil para comprovar se os empregados têm direito ou não ao pagamento de adicional de insalubridade.
10/05/2018