Notícias

Mais de 200 quilos de medicamentos foram recolhidos em Laranjeiras do Sul

A- | A+
Compartilhar
204 quilos de medicamentos vencidos foram recolhidos pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde e voluntários, no sábado, 5, em Laranjeiras do Sul. São analgésicos, antibióticos, seringas e anestésicos sem utilidade. A ação teve por objetivo reduzir os riscos de a população fazer uso de medicamentos vencidos ou ainda o descarte incorreto que pode contaminar o solo e rios, prejudicando o meio ambiente. 

“O ponto negativo da coleta é que muitos medicamentos nem a caixa foi aberta. Além de nós estarmos jogando dinheiro no lixo, muitas vezes deixamos de atender alguma pessoa que necessita. Quero deixar o meu agradecimento a todas as pessoas envolvidas nesta campanha e dizer que a entrega de medicamentos vencidos ou que não estão sendo utilizados poderão ser entregues em qualquer unidade de saúde que irá fazer o descarte correto”, afirmou o secretário de saúde Valdemir Scarpari. 

A coordenadora da Assistência Farmacêutica da Semusa, Lidiane Biavati Nielsen, disse que o que surpreendeu foi a quantidade de medicamentos recolhidos e que foram retirados na própria secretaria. “Eles foram devolvidos como receberam, sem terem tomados e com prazo de validade dentro do prazo. Agora a empresa responsável pela segregação do lixo vai fazer o levantamento para fazer o descarte correto”, disse a Farmacêutica.

Uso racional de medicamentos
Refere-se “à necessidade de o paciente receber o medicamento apropriado, na dose correta, por adequado período de tempo, a baixo custo para ele e a comunidade”. Use medicamento de forma racional, sem exageros, sem automedicação e não interrompa o tratamento por conta própria. Também exija do seu médico uma prescrição completa e coerente, sem desperdícios.

Evite desperdícios
Ao comprar medicamentos, sem a utilização de critérios ou em grandes quantidades para deixar armazenado em casa, é mais provável que parte passe da validade sem uso e tenha que ser descartado.

Espalhe informação
Muitas pessoas descartam medicamentos no lixo ou nas redes de esgoto por falta de informação, não por falta de opção. Conte para amigos e familiares que esses medicamento vencidos podem ser entregues à Unidade de Saúde mais próxima da residência para o descarte ambientalmente correto.

Descarte corretamente
Se seu medicamento venceu e você só percebeu agora, não o jogue no vaso sanitário ou no lixo. 

Agora que você sabe dos riscos que esse ato pode causar, leve os medicamentos à Unidade de Saúde mais próxima da sua residência para o descarte ambientalmente adequado.

07/05/2018