Sabe aquela velha história de ter de se deslocar a Cascavel para fazer uma simples mamografia? Isso acabou. Depois de muitos pleitos junto a 5ª Regional de Saúde, e graças ao bom relacionamento do prefeito Berto Silva e do secretário de saúde Valdemir Scarpari com o Governo do Estado, desde quarta-feira, 7, os procedimentos estão sendo realizados aqui em Laranjeiras do Sul, no Instituto São José, bancados, pela prefeitura em parceria com a Mão Santa Radiologia, que adquiriu um aparelho CR, com sistema digitalizado de imagens, dando maior qualidade e agilidade nos procedimentos. Em média, 100 mulheres eram encaminhadas e levadas todos os meses para o Ceonc.
Os exames são gratuitos, ou seja, são custeados pela prefeitura de Laranjeiras do Sul e caso o resultado da mamografia aponte alguma alteração a paciente é encaminhada a fazer os procedimentos necessários em Cascavel. A mamografia deve ser feita por mulheres acima de 45 anos. As que têm idade inferior a 45 anos, mas que tenham casos de câncer na família, também precisam fazer o exame. “A mamografia é uma medida eficaz e simples que contribui bastante para o diagnóstico precoce”, afirma o secretário Scarpari.
A DOENÇA
Câncer de mama é o desenvolvimento anormal das células do seio. Estas células crescem e substituem o tecido saudável. O câncer normalmente começa com um pequeno nódulo que, com o tempo pode crescer e se espalhar para áreas próximas, como os músculos e pele. O tumor pode atingir órgãos vitais como fígado, cérebro, pulmão e espinha. Em média, uma entre oito mulheres desenvolvem câncer de mama.
08/03/2018