Um dia histórico para a Educação de Laranjeiras do Sul. Foi assim que os professores e pedagogos definiram a data de 05 de fevereiro de 2018. No Cine Teatro Iguassu, os educadores fixaram o padrão na escola de sua preferência, um anseio da categoria de vários anos. Através de decreto, o prefeito Berto Silva nomeou uma comissão, formada por profissionais da Secretaria de Educação, Procuradoria Jurídica, Recursos Humanos e Núcleo Regional de Educação, que definiu os critérios de classificação e que serviu como parâmetro para a escolha da vaga.
De acordo com a coordenadora da Educação do Ensino Fundamental de Laranjeiras do Sul, Pierina dos Santos Almeida, esse é um pedido antigo da classe e em 2017, o prefeito Berto Silva atendeu e enviou o Projeto para a Câmara de Vereadores analisar. “Agora todo ano cada professor sai de férias já sabendo que tem o padrão fixado no Cemei ou na escola, e isso será até o fim da carreira a não ser que depois de algum tempo, o educador solicite a sua remoção para outra instituição”, afirmou Pierina.
Maior tempo de efetivo de exercício na rede municipal, contados a partir da data da nomeação no vínculo em que o professor pleiteia a fixação, maior nível e classe, maior idade, proximidade da residência do professor, foram alguns dos itens analisados para definir a classificação.
PROFESSORES
“Para mim foi muito importante. Com certeza uma alegria muito grande para toda a classe”, disse a pedagoga Andrea Miri Portela.
“Eu acredito que a fixação de padrão, é uma das grandes conquistas para os profissionais da educação”, disse a pedagoga Marilda de Matos Andrade.
“É uma oportunidade para quem quer trabalhar próximo a residência ou trabalhar na escola de sua preferência”, disse a professora Sandra Mara Solano Todt.
“É um momento histórico para a Educação de Laranjeiras do Sul. Todo início de ano ninguém tinha um lugar certo para trabalhar. Agora com esta lei vai dar mais segurança para todos os servidores”, disse a professora Marli Fagundes de Lima.
“É muito interessante porque você sabe onde vai trabalhar. Agora podemos desenvolver um projeto para a escola já que estamos efetivados nela”, disse o professor João Maria Teixeira.
“Agora nós temos um lugar garantido. Entendo que foi muito importante esta iniciativa e acredito que todos estão os professores e pedagogos estão contentes”, disse a professora Sandra Noriler Alves Salmoria.
05/02/2018