Demonstrando sua eficácia na resolução de reclamações, o Procon de Laranjeiras do Sul atingiu um marco importante ao devolver mais de R$ 260 mil reais para consumidores, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, desde meados de 2020. Os valores foram restituídos em decorrência da resolução de uma variedade de reclamações, abrangendo desde questões de garantia, troca de produtos, serviços refeitos, devolução de dinheiro, até cobranças indevidas e cancelamentos de empréstimos consignados realizados indevidamente.
Entre os casos notáveis de devolução, destaca-se a restituição de R$ 22.000,00 a uma consumidora por contratação de empréstimo consignado indevido. Além disso, houve a recuperação de R$ 5.300,00 que a seguradora cobrou indevidamente. E ainda, a restituição de R$ 5.000,00 realizada por telefonia à consumidora.
O Procon-Laranjeiras existe desde 2001, mas sua regulamentação ocorreu há pouco tempo. Segundo a superintendente Lucielli Viola, essa reestruturação significativa fez com que os consumidores da cidade buscassem cada vez mais o órgão em busca de soluções para suas queixas, resultando em um notável índice de resolução que ultrapassa os 80% nas reclamações registradas. Além disso, mais de 75 % das reclamações são resolvidas por meio da plataforma Consumidor.gov.br, da qual o Procon-Laranjeiras é gestor desde 2021.
“Estamos empenhados em assegurar que os cidadãos sejam tratados de forma justa e que suas reclamações sejam resolvidas de maneira rápida e eficaz. Veja que os números falam por si só e solidificam o compromisso do Procon de Laranjeiras do Sul com os munícipes”, afirma Lucielli. Além das devoluções de valores, o Procon também atua fiscalizando junto com a Vigilância Sanitária, realiza consultas e encontros de ensino, beneficiando significativamente a comunidade local.
A sala do Procon em Laranjeiras do Sul, está localizada no Auditório da Acils, na Avenida Ivan Ferreira do Amaral. O telefone para contato é o 3635-1231.
06/03/2024