Devido ao aumento no número de casos de dengue no País, a Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, intensifica as ações de conscientização de eliminação do mosquito Aedes aegypti. Promovida pelo Ministério da Saúde, neste sábado, 2, das 9h às 10h, teremos o “Dia D de Combate à Dengue”, em pontos estratégicos do município. O objetivo é repassar para a população, que realize pelo menos uma atividade semanal de verificação de seu domicílio e local de trabalho, além do cuidado com o ambiente público na manutenção da limpeza urbana e destinação correta do lixo, já que mais de 75% dos criadouros do mosquito são passíveis de remoção e eliminação.
A principal mensagem do Dia D de Combate à Dengue é reforçar a prevenção, que cabe a todos. A responsabilidade da eliminação e remoção dos criadouros é coletiva. No atual ano epidemiológico, iniciado em agosto de 2023, já foram confirmados 58.567 casos de dengue e 23 mortes causadas pela doença. A mobilização do Dia D vai acontecer em todo o Brasil. O tema é “10 minutos contra a dengue”, que representa uma convocação para o cuidado perto de casa.
DADOS DA DOENÇA EM LARANJEIRAS DO SUL
Todas as ações realizadas diariamente pelo Município visam informar e conscientizar as pessoas sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti, evitando, desta forma, a propagação de sua contaminação na região. Em Laranjeiras do Sul, atualmente, são 71 casos positivos da doença. Destes 21 são importados e 50 foram contraídos no município. De acordo com o último boletim, divulgado na quarta-feira, 28, até o momento são 216 notificações.
01/03/2024