As escolas e centros municipais de educação infantil (Cmeis) de Laranjeiras do Sul darão uma aula de democracia na sexta-feira, 6 de outubro, quando colaboradores, professores e pais ou responsáveis de alunos decidirão quem serão os gestores destas instituições pelos próximos três anos. O processo de Consulta a Comunidade acontece das 8h às 12h e das 13h às 17h, nas Unidades de Ensino
Essa é a primeira vez que a prefeitura utiliza este processo como forma de seleção dos diretores escolares, atendendo uma das condicionalidades do FUNDEB. O processo que é uma das últimas fases previstas no Edital nº 003/2023, acontecerá em 11 escolas e 9 CMEIs, por meio de voto eletrônico, através de urnas que foram cedidas pela Justiça Eleitoral.
É importante ressaltar, que o pai, ou a mãe, ou o responsável legal, poderá manifestar sua intenção apenas uma única vez, independentemente do número de estudantes sobre sua égide, devendo apresentar na ocasião, documento de identidade, ou equivalente com foto.
As escolas do Campo, Professora Silvia Martins Veigant da Silva, Padre Josimo Moraes Tavares e João Rodrigues da Silva, por terem número inferior a 50 alunos, não serão incluídas neste momento, ficando sobre a coordenação e supervisão administrativa da Secretaria de Municipal de Educação, através do setor pedagógico.
Para chegar até a Fase IV, que corresponde a Consulta a Comunidade, os candidatos, foram submetidos a fases anteriores, sendo: Fase I – Inscrição, que correspondeu a atendimento de critérios mínimos para participação, entre eles a apresentação de Plano de Gestão; Fase II – Capacitação, em que foi ofertado aos candidatos formação continuada em Gestão Escolar; e Fase III – Avaliação de Mérito e Desempenho – com a aplicação de avaliação escrita, que contou com o apoio do Centro Universitário Campo Real. E, também com a avaliação interna, com base no registro funcional. Ao fim, houve a sistematização das etapas, em que todos os concorrentes, atingiram a pontuação mínima de 175 pontos, para participação na última etapa.
A Comissão Central do Processo, acompanhou todas as fases, fazendo conferência das documentações e nas suas atribuições delegando atividades às Comissões Institucionais, que no dia da escolha estarão acompanhando todo o processo, garantindo assim a transparência. Conforme consta no Edital, o Poder Executivo, seguindo os preceitos Constitucionais, poderá exarar sua decisão, confirmando a escolha da Comunidade, através da sua autonomia quanto a nomeação.
A participação da comunidade escolar é facultativa, havendo paridade entre todos. A divulgação dos escolhidos para atuar na função de Direção, será publicada em ato oficial, até o dia 31/10/2023.
CONFIRA OS CANDIDATOS EM CADA ESCOLA E CMEI
CMEI ADELINA DUTRA BOEIRA
-Daniele Aparecida Pereira Lopes
-Fernanda Gomes Ferreira
-Leandra Nardin
CMEI DIVINA PROVIDÊNCIA
-Luciana de Matos Sutil
CMEI JARDIM ALVORADA
-Marinês Dambroski Fontanella
CMEI NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
-Marilda de Matos Andrade
CMEI EMÍLIA CESCA ALBERTI
-Deisyre Lucas Stempinhaki
CMEI PRIMEIROS PASSOS
-Samanta Brand de Souza
CMEI SEMENTINHA DO SABER
-Valdirene Procópio da Costa Alves
CMEI PINGO DE GENTE
-Adelir de Fátima de Oliveira
-Mari Cleia de Souza
CMEI PEQUENOS ANJOS
-Sandra Regina Nunes
ESCOLA ÁGUA VERDE
-Leoni de Fátima dos Santos
-Marli Ribeiro de Cristo
ESCOLA ALUÍSIO MAIER
-Silvoneia Ivaniuk Nardin
-ESCOLA DR. LEOCÁDIO JOSÉ CORREIA
-Keli Cristina Pontes de Carvalho
-Maria Ivanir Baptistel
ESCOLA JOSÉ BONIFÁCIO
-Clareni Terezinha Perussulo
-Edilza Viviane Francisco
ESCOLA TEOTÔNIO VILELA
-Márcia Schon
ESCOLA PADRE GERSON GALVINO
-Andréa Miri
-Jaqueline Boeno D’Avila
ESCOLA PROF. THEREZINHA ANDREETTA
-Suhelen Peppes Pavan
ESCOLA VALDEMAR BOEIRA
-Dione de Fátima Tozzi Bueno
ESCOLA VER. ANTONIO RIBEIRO DE OLIVEIRA
-Maria José Neves Nogueira Batista
ESCOLA VER. FLORINDO PELLIZZARI
-Sueli Berger Kailer
ESCOLA RAQUEL DE QUEIROZ
-Josiane Mendes Peschisky
03/10/2023