Moradores da Linha Pechinski comemoram a chegada da água tratada

Prefeitura e Sanepar investiram R$ 490.000,00

A prefeitura de Laranjeiras do Sul, em parceria com o Governo do Estado, através da Sanepar, inaugurou nesta quarta-feira, 28, o sistema de abastecimento e distribuição de água potável na comunidade da Linha Pechinski. Um poço artesiano foi perfurado e foi feito a ligação de mais de 13 quilômetros de encanamento, um investimento de cerca de R$ 600.000,00, recursos da prefeitura e da Sanepar. Após muito tempo sofrendo com a falta d´água, agora as 48 famílias estão com o problema da crise hídrica resolvido.

As pessoas que diariamente percorriam longas distâncias em busca de água para manter atividades básicas de subsistência passam a contar com água limpa e de boa qualidade. Além de melhorar a qualidade de vida, a chegada da água canalizada nas residências representa a perspectiva de mais investimentos e o fim de um período sombrio de dificuldades.  A obra é comemorada por todos os moradores da comunidade, que sofriam com a torneira seca, especialmente no período de estiagem.  “Isso vai ser um grande avanço e desenvolvimento das famílias. Estamos muitos felizes, pois água é tudo. Não tem como viver sem água”, afirmou o morador Celso Frederico.

Além da Linha Pechinski, a prefeitura já havia perfurado poços artesianos contemplando as comunidades de Campo Verde, Colônia União, São Pedro do Interior e Flor do Pinho. As próximas comunidades a serem contempladas com a ligação da rede, para a chegada da água até as residências, serão Colônia União e Campo Verde. E para 2023, mais 10 poços serão perfurados. A prefeitura já licitou as obras e o investimento é de R$ 607.998,40.

No mesmo ato, a prefeitura através do Programa Dinheiro Direto na Comunidade, entregou duas carretas agrícolas: uma para Linha Pechinski e outra para o Erval Grande. O investimento foi de R$ 80.000,00.

28/12/2022