O mês de agosto se concentra nas campanhas de conscientização pelo fim da violência contra a Mulher. Desta forma, a Secretaria de Assistência Social e Segurança da Família, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Laranjeiras do Sul, através do CREAS – Centro de Referência Especializado de Assistência Social, realizou na manhã de sexta-feira, 26, o 2º Encontro do Agosto Lilás. O evento, faz referência ao aniversário da Lei Maria da Penha, instituída pela Lei nº 11.340 de 7 de agosto de 2006, que completou, portanto em 2022, 16 anos de existência.
O objetivo do encontro, foi dar visibilidade ao tema, ampliando os conhecimentos e auxiliando as mulheres que sofrem algum tipo de violência. Várias ações vêm sendo realizadas em Laranjeiras do Sul pela prefeitura, esclarecendo sobre as diversas formas de violência doméstica, os direitos das mulheres e a necessidade da equidade de gênero. Os dados evidenciam que a violência contra a mulher afeta todas as classes sociais, idades, nível de escolaridade, raça e religiões e pode ocorrer em casa, entre pessoas da família.
O evento foi realizado das 8h às 12h, no Cine Teatro Iguassu. Além do vice-prefeito de Laranjeiras do Sul, Valdemir Scarpari, o encontro teve a participação da Secretária de Assistência Social e Segurança da Família, Regiane Castro; presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, Franciele Marques Coelho da Silva Minotto; Juíza da Vara Criminal, Família, Infância, e anexos da Comarca de Laranjeiras do Sul, Dra. Daniana Schneider.
A palestra Magna, foi com Ana Claudia Silva Abreu, Doutora em Direito, com experiência e ênfase em Direito Penal, além de ser autora da obra: Denúncias de Feminicídios e Silenciamentos: olhares descoloniais sobre a atuação do sistema de justiça criminal.
26/08/2022