Laranjeiras do Sul sedia Workshop de capacitação do programa PlanificaSUS

Os 7 municípios que fazem parte da Assiscop – Associação Intermunicipal de Saúde do Centro do Paraná – Laranjeiras do Sul, Rio Bonito do Iguaçu, Porto Barreiro, Nova Laranjeiras, Virmond, Marquinho e Cantagalo, participaram na terça-feira, 22, do primeiro evento de capacitação do programa PlanificaSUS, em evento realizado no Cine Teatro Iguassu em Laranjeiras do Sul.

“O Planifica SUS é a construção de uma ponte entre a Atenção Básica da Saúde prestada pelas Unidades Básicas de Saúde com o atendimento especializado. Precisamos garantir que tudo aconteça de uma forma lógica. O programa é um passo adiante na assistência à saúde do Paraná e no caso de Laranjeiras do Sul, o projeto piloto vai ser implantado na Unidade do Jardim Iguaçu, na Vila Palmeiras”, afirmou o secretário de saúde, Valdecir Valicki.

PlanificaSUS é um projeto de capacitação permanente das equipes de saúde do estado (regionais de saúde) e municípios para que organizem de forma integrada o acesso dos usuários do SUS aos serviços a Atenção Primária e a Atenção Especializada. É um programa composto de várias etapas, operacionalizadas com a realização de workshops e oficinas tutoriais, com foco na integração dos profissionais de saúde que prestam serviço nas redes de Atenção Básica da Saúde, Atenção Ambulatorial Especializada e Atenção Hospitalar.

PlanificaSUS
Criado, em 2019 como proposta do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Ministério da Saúde e Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein, o PlanificaSUS é um projeto de educação permanente da saúde idealizado para capacitar as equipes das regionais e municípios para que organizem o acesso aos serviços Atenção Especializada e a Atenção Primária de forma integrada e humanizada.

24/03/2022