Vice-prefeito participou de Assembléia Geral do Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Regional

Foto: Prefeitura de Guarapuava

Na manhã desta quinta-feira (20), o vice-prefeito de Laranjeiras do Sul, Valdemir Scarpari, esteve representando o prefeito Berto Silva na primeira assembleia do ano, do Consórcio Intergestores de Saúde da 5ª Regional (CIS5RG), em Guarapuava. Na oportunidade, a diretora executiva do CIS5RG, Maria José Mandu, apresentou uma prestação de contas em relação às ações desenvolvidas desde a última reunião no ano passado, com destaque para o conserto das caixas d’água do Centro de Especialidades, pintura de alguns pontos da sede, abertura do processo de licitação para a contratação de sistema de gestão e internet e início ao processo de abertura do PSS para a contratação da equipe.

Maria José destacou que os municípios disponibilizaram profissionais das próprias prefeituras para agilizar a elaboração e andamento dos processos e todas as atividades do consórcio. Seguindo a pauta, foram discutidas na assembleia as alterações do orçamento de 2022, com a inclusão da gestão da Central de Regulação e das Ambulâncias situadas em Guarapuava, bem como a alteração do Contrato de Rateio 2022 de Guarapuava adicionando as despesas relacionadas ao Samu Regional.

Guarapuava entrou no rateio das despesas e, com isso, os valores dos repasses e das cotas dos demais municípios foram alterados. As mudanças foram apresentadas aos prefeitos e aprovadas por unanimidade.

REPASSES
Os prefeitos solicitaram que haja uma articulação com o Secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, para dar mais agilidade nos repasses ao Samu Regional. Nesse sentido, Celso Góes confirmou que entrará em contato com o secretário estadual de Saúde para reforçar a urgência e importância da implantação do Samu Regional. O custeio das ambulâncias que darão apoio ao atendimento de urgência e emergência das rodovias que compõem o Anel de Integração Estadual também foram discutidos. Houve uma alteração do contrato de rateio entre os municípios de Nova Laranjeiras, Prudentópolis, Guarapuava, Laranjeiras do Sul e Pitanga.

Até o momento, o atendimento às vítimas de acidentes na BR está sendo feito pelos municípios e, em alguns trechos, pelas concessionárias.

21/01/2022