Laranjeiras do Sul iniciou a vacinação contra Covid-19 em crianças de 5 a 11 anos

Pedro Henrique Covalski, de 9 anos, foi a primeira criança a ser vacinada

A Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul iniciou nesta quarta-feira à tarde, dia 19, a vacinação de crianças com idade de 5 a 11 anos contra a covid-19. A prefeitura recebeu 202 doses da vacina Pfizer para iniciar a vacinação infantil. São vacinas produzidas especialmente para as crianças, com apresentação diferente e dosagem diferente das fabricadas para os adultos. O frasco é da cor laranja, para diferenciar das demais.

A primeira criança vacinada em Laranjeiras do Sul, foi o garotinho Pedro Henrique Covalski, de apenas 9 anos de idade e que chegou ao local de vacinação, antes das 7h30 da manhã. A vacinação está acontecendo no Pavilhão da Igreja Matriz Santana, das 8h30 às 11h30 e das 13h às 16h30. Hoje somente vacinação das crianças. As demais doses estão suspensas.

Inicialmente serão vacinadas crianças que apresentam comorbidades (as mesmas presentes no plano nacional de imunização), deficiência permanente, indígenas e quilombolas. As crianças com comorbidades já têm o atestado ou receituário de medicamento de uso contínuo, basta apresentar o documento na hora da vacinação. Caso não tenham, as famílias devem buscar com o médico de referência que já trata a criança ou nas Unidades de Saúde. É preciso também apresentar, a carteira de vacinação, comprovante de residência, CPF ou cartão nacional do SUS.

As comorbidades contempladas são as mesmas já estabelecidas pelo Plano Municipal de Imunização. A vacinação de crianças sem comorbidades, por ordem decrescente de idade, ocorrerá conforme disponibilidade de doses em data a ser divulgada pela Secretaria de Saúde.

TESTE RÁPIDO
Por outro lado, a secretaria de saúde de Laranjeiras do Sul ainda informa que a testagem em massa que estava ocorrendo no município, precisou ser suspensa por falta de testes. Um novo aporte deve chegar a cidade nos próximos dias.

19/01/2022