Conferência Intermunicipal de Educação define metas para os próximos anos em LS

Fórum de debates reuniu 8 municípios da Cantu

Vice-prefeito Valdemir Scarpari na abertura da Conferência

A Secretaria de Educação e Cultura de Laranjeiras do Sul realizou na terça-feira, 7, a Conferência Intermunicipal de Educação, CONAE, contando com a presença de representantes dos municípios de Cantagalo, Espigão Alto do Iguaçu, Marquinho, Nova Laranjeiras, Porto Barreiro, Quedas do Iguaçu, Rio Bonito do Iguaçu e Virmond. O FNE - Fórum Nacional da Educação, estabeleceu que a   CONAE tem por objetivo: I – avaliar a implementação do Plano Nacional de Educação – PNE, com destaque específico ao cumprimento das metas e das estratégias intermediárias; II – avaliar a implementação dos planos estaduais, distrital e municipais de educação, os avanços e os desafios para as políticas públicas educacionais. III – conclamar a sociedade brasileira para a elaboração e aprovação do novo PNE 2024-2034.

A CONAE, como é denominada, se constitui como um espaço democrático aberto pelo Poder Público e articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional. Com o tema “Inclusão, Equidade e Qualidade, compromisso com o futuro da Educação Brasileira”, a etapa Intermunicipal abordou os eixos que constam no documento referência, avaliando situações do âmbito educacional na esfera municipal, estadual e nacional, contribuindo para a análise e propositura de políticas públicas.

Conforme a secretária de Educação de Laranjeiras do Sul, professora Maria Luiza Simões Nunes dos Santos, as discussões foram de grande relevância para o futuro da Educação, sendo um momento de discussão, reflexão e avaliação das políticas públicas. “Temos grandes desafios a serem discutidos. Dentre eles, além das tecnologias e o seu acesso, o uso dessas novas ferramentas no contexto do pós-pandemia e também a garantia da equidade no ambiente escolar, de maneira que todos tenham acesso garantido a esse direito básico, que é a educação”, afirmou a secretária.

O vice-prefeito de Laranjeiras do Sul, Valdemir Scarpari, que representou o prefeito Berto Silva na abertura da Conferência, avaliou que a Conferência é uma oportunidade para debater temas pertinentes para o futuro da educação no país e também para aproximar os municípios, alinhando as expectativas na área. “Este é um ambiente altamente democrático, aberto pelo poder público em articulação com a sociedade, para que todos possamos contribuir com a melhoria permanente da nossa educação”, disse o vice-prefeito.

O evento, realizado no Cine Teatro Iguassu, começou às 7h30 e foi encerrado as 17h. Pela parte da manhã tivemos o pronunciamento das autoridades, além da palestra magna, proferida pela servidora de carreira e atualmente Secretaria Municipal de Educação de Quarto Centenário, Alice Miyashita da Costa. À tarde foram formados os grupos para analisarem e votarem os três eixos da Conferência, sendo:
Eixo 1: O PNE 2024–2034: avaliação das diretrizes e metas.
Eixo 2: Uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da Educação.
Eixo 3: Criação do SNE: avaliação da legislação inerente, proposta do modelo.

07/12/2021