As altas temperaturas do verão são ideais para aproveitar o dia, mas também demandam muita atenção na hora de conservar e preparar os alimentos evitando intoxicações e problemas de saúde. Neste caso, o calor e a umidade típicos da estação são fatores que podem aceleram os processos de degradação dos alimentos em geral, especialmente os que são sensíveis à deterioração microbiológica, ou seja, que propiciam um ambiente adequado para o crescimento de bactérias, bolores ou leveduras.
Neste sentido, a Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul, através da Vigilância Sanitária, orienta sobre os cuidados que as pessoas devem ter nesta época do ano. Para a Bióloga Camila Bortoluzi, uma das coisas mais importantes é a higiene, tanto dos alimentos quanto a pessoal. “Antes de entrar na cozinha se certifique que suas mãos estão devidamente limpas e higienizadas. Além disso, organize o espaço dos preparos dos alimentos, nunca misture ingredientes crus com outros itens do cardápio. Isso vai impedir a famosa e temida contaminação cruzada, onde as bactérias de um alimento podem passar facilmente para o resto da sua cozinha”, disse a Bióloga.
Dicas
-Higienize e refrigere muito bem seus alimentos nessa época do ano. As sobras de comida não devem ficar mais do que 2 horas fora das geladeiras ou freezers.
-Observar as recomendações do fabricante, data de validade e maneira como estão armazenados nos supermercados e padarias.
Como evitar a intoxicação alimentar neste período de altas temperaturas:
- Evitar alimentos crus ou mal cozidos. Prefira alimentos que passem por altas temperaturas para serem preparados;
- Atente-se a temperatura dos alimentos: alimentos refrigerados devem ser armazenados a temperaturas inferiores à 5ºC estas são mais seguras para evitar a proliferação de micro-organismos e para alimentos quentes a temperatura deve estar sempre acima de 60ºC.
-Consuma imediatamente os alimentos cozidos. Caso sobre, guarde-os em recipientes na geladeira;
- Evite porções feitas com excessiva antecipação;
- Mantenha os alimentos crus longe dos cozidos;
- Não consuma alimentos com alteração de odor, cor e sabor;
- Não consuma produtos sem origem ou procedência;
- Não ingira alimentos em embalagens danificadas;
- Atente-se a higiene do local, desde higiene pessoal dos funcionários e também dos utensílios e local;
- Consuma apenas água potável;
- Procure consumir alimentos em estabelecimentos seguros e que possuam licença sanitária;
- Caso esteja em dúvida ou desconfiar de algum estabelecimento ou alimento, entre em contato com a Vigilância Sanitária de seu município.
Higiene em primeiro lugar
Uma das coisas mais importantes é a higiene, tanto dos alimentos quanto a pessoal. Antes de entrar na cozinha se certifique que suas mãos estão devidamente limpas e higienizadas. Além disso, organize o espaço dos preparos dos alimentos, nunca misture ingredientes crus com outros itens do cardápio. Isso vai impedir a famosa e temida contaminação cruzada, onde as bactérias de um alimento podem passar facilmente para o resto da sua cozinha.
03/12/2021