Notícias

Novo decreto passa toque de recolher para 20 horas e muda horários do comércio

A- | A+
Compartilhar
Em razão do aumento do contágio da Covid-19 no Paraná e da maior taxa de transmissão do País, o prefeito de Laranjeiras do Sul publicou nesta quarta-feira, 26, o decreto 047/2021, que amplia ainda mais as medidas restritivas para o enfrentamento da pandemia de Covid-19. As novas regras começam a vigorar na data de hoje e valem até as 5h do dia 07 de junho. 

As medidas preveem restrição da circulação de pessoas e de venda e consumo de bebida alcoólica em espaços de uso público ou coletivo depois das 20 horas. O toque de recolher e a lei seca vão vigor das 20h até as 5h do dia seguinte. Fica permitido o funcionamento depois das 20h, somente as Farmácias e comercialização de alimentos, na modalidade delivery. 
 
Comércio e atividades não essenciais seguem proibidas de funcionar nos dias 29 e 30 de maio e 03, 05 e 06 de junho. Isso se aplica a restaurantes, academias, lojas e supermercados e outros. Nestes dias é permitido somente a abertura dos Postos de Combustíveis e Farmácias. Nestes quatro dias, somente é permitido delivery de produtos alimentícios. Lojas de conveniência em Postos de Combustíveis, fechadas. 

Fica terminantemente proibidas as confraternizações nas empresas, sob pena de cassação do alvará de funcionamento. Esportes coletivos, estão suspensos. Esportes individuais, estão permitidos atendendo todos os protocolos sanitários e o limite de público, até as 20 horas. 

As práticas religiosas devem atender a Resolução 440/2021 da Secretaria de Estado da Saúde, publicada em 26 de fevereiro, que orienta templos, igrejas de atividades presenciais, devendo respeitar o limite de 35% da ocupação. Outras atividades religiosas estão proibidas, a não ser de forma individual ou online, até as 20h. Escolas Públicas e particulares, está proibida a realização de aulas presenciais durante a vigência do Decreto. 
 
As mudanças levam em consideração um cenário cada vez mais delicado da pandemia no Estado. A lotação de leitos de UTI está acima de 90% desde o começo do ano. A taxa de transmissão do Paraná é a pior do País, segundo o portal Loft.Science, utilizada por pesquisadores da área. É de 1,14 nesse momento, enquanto a média nacional é de 1,03. O indicador acima de 1 significa transmissão acelerada da doença. 

Laranjeiras do Sul superou em maio a barreira de 2.525 casos. Neste mês, até a terça-feira, 25, foram divulgados 391 casos e 8 óbitos.

Confira o decreto em sua íntegra
26/05/2021