Produtores de leite de Laranjeiras recebem recarga de nitrogênio

Foram recarregados com nitrogênio os botijões de produtores inscritos no Programa Municipal de Melhoramento Genético em Bovinocultura Leiteira de Laranjeiras do Sul. A recarga foi realizada pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. A entrega foi feita nesta quinta-feira, 6, em frente à secretaria, na Praça Rui Barbosa. O objetivo do PIA (Programa Municipal de Inseminação Artificial), é garantir o melhoramento genético para aumentar a produção de leite. O nitrogênio é utilizado para a conservação do sêmen. Foram recarregados nesta etapa 40 botijões, que são conveniados no programa.

No momento da recarga dos botijões, os inseminadores fizeram a entrega de relatórios e receberam doses de sêmen sexado, além de luvas e bainhas. “O objetivo deste programa é melhorar o rebanho leiteiro dos pequenos produtores de leite. É um investimento da prefeitura que garante uma redução no custo para os produtores e a possibilidade de melhorar a qualidade genética do rebanho, o que traz aumento na lucratividade da propriedade e maior retorno para o município”, afirmou o secretário de Agricultura, Gilmar Negretti. O Programa de Inseminação Artificial é subsidiado pela prefeitura, que também disponibiliza um médico veterinário para acompanhar o trabalho no campo.

07/05/2021