O prefeito reeleito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, o vice-prefeito, Valdemir Scarpari e os 13 vereadores eleitos para a 20ª Legislatura, foram empossados para o mandato de 2021-2024, na manhã desta sexta-feira, 1º de janeiro, no Cine Teatro Iguassu. Devido a pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a cerimônia foi cercada por medidas rígidas de distanciamento social. Participaram presencialmente do ato, as autoridades eleitas, familiares, servidores essenciais e a imprensa. A solenidade foi transmitida pelas redes sociais da prefeitura (Facebook, Instagram e Youtube).
A sessão foi aberta pelo presidente da Câmara de Vereadores na 19ª Legislatura, Carlos Alberto Machado, que empossou a vereadora mais votada no pleito do dia 15 de novembro de 2020, Valeide Scarpari Lacoski. Em ato contínuo, Valeide empossou os demais vereadores, vice-prefeito e prefeito. Pela ordem foram empossados Ademilson Moraes, Antônio Joel Demétrio, Halisson Zanotelli Galvan, Ivaldonir Luiz Panatto, Celso de Azevedo, Valmir Barbosa Trindade, Ney Becker, Carlos Alberto Machado, Rodrigo dos Santos Scheis, Darci Massuqueto, Tarso Campigotto, Jovanildo Viola, além do prefeito Berto Silva e do vice-prefeito Valdemir Scarpari.
Após receber a faixa, obedecendo o Decreto 002/2017, que instituiu a Faixa Oficial de Prefeito a ser recebida por ocasião da posse, os vereadores eleitos de Laranjeiras do Sul, além do prefeito e do vice-prefeito, assinaram o termo de compromisso e posse do cargo. Ao ser empossado, Berto Silva se tornou o primeiro prefeito de quatro mandatos da história de Laranjeiras do Sul. Em seu pronunciamento, destacou a expressiva votação que recebeu em 2020. “Agradeço aos 18.831 eleitores que foram às urnas para exercer seu papel de cidadão. Sou grato de forma especial os 12.272, saberei honrar e trabalhar ainda mais”, afirmou o prefeito.
Após fazer um rápido resumo das suas principais realizações em seu terceiro mandato, além de destacar o investimento na educação. “Pavimentamos mais de 150 ruas, trocamos toda a iluminação pública, reabrimos o Celeste, além de um vultuoso investimento na educação com a implantação do método positivo, instalação de ar-condicionado em todas as salas de aula e a uniformização de todos os alunos”, concluiu o prefeito.
Por sua vez, em seu primeiro pronunciamento, Valeide Scarpari Lascoski, reafirmou o compromisso em apoiar o desenvolvimento do município, com a fiscalização da aplicação correta dos recursos públicos e atendimento preferencial àqueles que mais precisam, mas especialmente, a partir da defesa da estrutura da saúde, área em que atua. Valeide também garantiu o apoio à inserção das mulheres na política, na atividade econômica e nas atividades sociais. “Precisamos cada vez mais ter vez e voz e ocupar o nosso espaço na sociedade, mesmo que seja subindo um degrau de cada vez”, proferiu a única vereadora eleita para o mandato.
A primeira reunião extraordinária será na próxima terça-feira, 05 de janeiro, a partir das 19h. O ato marca a eleição da nova Mesa Diretora.
01/01/2021