Conselho Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul realiza a última reunião de 2020

O Conselho Municipal de Saúde de Laranjeiras do Sul, realizou na segunda-feira, 14, a última reunião do ano de 2020. Na oportunidade, foi apresentado os projetos implantados pela Secretaria de Saúde no ano e as metas para o ano de 2021. Presidido por José Brugnara, o Conselho Municipal de Saúde é um órgão composto por 16 membros titulares e 16 suplentes. São representantes de entidades, instituições e movimentos representativos, usuários do SUS, das entidades representativas de trabalhadores e, também, de prestadores de serviços da área da saúde e do governo. Trata-se de um órgão independente e democrático que tem o objetivo de ser um canal efetivo de participação da comunidade no processo de criação de políticas públicas do município.

“Uma reunião muito produtiva, pois, aproveitamos a oportunidade para esclarecer sobre as mudanças recentes, de descentralização do atendimento dos sintomáticos respiratórios. Além disso apresentamos a proposta de férias coletivas que serão aplicadas neste fim de ano e início de 2021. Informamos também aos conselheiros que a primeira ambulância licitada este ano já se encontra em Laranjeiras do Sul e tem mais uma ambulância e uma van que se encontra na empresa para transformação”, informou o secretário de Saúde de Laranjeiras do Sul, Valdecir Valicki.

O Secretário também repassou informações sobre as duas obras de reforma, da UBS Cristo Rei e da UBS do Água Verde que estão em fase inicial de construção. Ambas as propostas tiveram redução no valor total na licitação de cerca de 30%, baixando de R$ 125 mil para pouco mais de R$ 88 mil. Com isso, a equipe de cada unidade vai ajudar a definir como será utilizado a sobra do recurso.

Sobre Plano de amostragem da Vigilância da qualidade da água para consumo humano, foi apresentado pela Bióloga da Vigilância Sanitária, Nádia Assis. “Podemos constatar que em Laranjeiras do Sul, 8 unidades coletivas e 1.326 individuais, possuem soluções alternativas de abastecimento de água. Aproveitamos para apresentar aos Conselheiros, uma planilha com a distribuição detalhada das coletas para o próximo ano”, afirmou a Bióloga.

O Planejamento das ações a serem desenvolvidas para o ano que vem, com a finalidade de cumprir as metas do Plano quadrienal de saúde, foi apresentado pela conselheira Marinilce Mariano Dobbins. Ela falou das ações previstas para o cumprimento das metas que é dividido em quatro diretrizes: Efetivar a Atenção Básica municipal, garantindo acesso integral as ações e serviços de saúde; oferecer serviço de Média e Alta complexidade de acordo com a necessidade e demanda da Atenção Primária a Saúde (APS), garantindo acesso a consultas e exames especializados; fortalecer ainda mais o serviço de Atendimento de Urgências e Emergências no município e fortalecer a gestão do SUS, de modo a melhorar e aperfeiçoar a capacidade resolutiva das ações e serviços prestados à população; e Enfrentamento a pandemia de COVID-19 no município de Laranjeiras do Sul.

Após esclarecidas as dúvidas a Programação Anual de Saúde para 2021 foi colocada para apreciação do Conselho, a qual foi aprovada por unanimidade dos conselheiros presentes. Outro assunto levantado pelos conselheiros é em relação aos veículos apreendidos que estão em um terreno localizado na Avenida José Campigotto esquina com a Sete de Setembro. De acordo com ofício enviado pelo Conselho Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana de Laranjeiras do Sul (Comuttram), os veículos apreendidos não podem ser deixados em vias públicas, mas no pátio não há nenhuma proibição. Os presos do semi-aberto cuidam, para que não tenha água parada, furando, quebrando ou removendo. Já a equipe da Vigilância Sanitária faz a fiscalização. Se larvas forem encontradas, a equipe faz a coleta de amostras e tratamento do local, porém até o momento não foram encontradas larvas naquele local.

A próxima reunião do Conselho, está marcada para o mês de fevereiro de 2021.

15/12/2020