Prefeito, vice-prefeito e presidente da Câmara são recebidos por médicos e equipe técnica da UTI do Instituto São José

Segundo o secretário de estado da Saúde, Beto Preto, após a pandemia os leitos deverão permanecer ativos para a assistência especializada, como parte da estratégia de regionalização dos serviços de saúde

O prefeito Berto Silva, acompanhado do vice-prefeito Valdemir Scarpari, secretário de Saúde, Valdecir Valicki e o presidente da Câmara, vereador Carlos Alberto Machado (Magrão), foram recebidos na segunda-feira, 25, pelos médicos e equipe técnica da UTI – Unidade de Terapia Intensiva do Instituto São José. A comitiva, não teve acesso na Unidade, que já está ativa.

Durante todo o dia, a equipe da 5ª Regional de Saúde, de Guarapuava, fez a auditoria e a vistoria final da estrutura dos leitos para liberar o funcionamento. O valor de custeio mensal dos leitos é de cerca R$ 420 mil e passa a ser feito pela secretaria estadual da Saúde. Além da remuneração da equipe profissional, o contrato inclui medicamentos, insumos, equipamentos de proteção e a manutenção geral.

De acordo com matéria publicada pela Agência Estadual de Notícias (AEN), de Curitiba, os 10 leitos de UTI e 20 leitos de enfermaria que passam a constar na Central de Regulação do Estado do Paraná, já podem receber pacientes para tratamento da Covid-19. “São leitos estratégicos para a região do médio Centro-Oeste do Estado e atenderão cerca de 70 mil habitantes que fazem parte da Assiscop, que é o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Oeste do Paraná. São leitos exclusivos para Covid-19 e servirão de referência para a região”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto. Segundo ele, após pandemia os leitos deverão permanecer ativos para a assistência especializada, como parte da estratégia de regionalização dos serviços de saúde.

O prefeito de Laranjeiras do Sul, Berto Silva, disse que a ativação dos leitos representa grande avanço para a saúde regional “O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Saúde, realiza um sonho antigo da região que não tinha leitos de UTI via o SUS”, disse. Ele explica que os equipamentos já haviam sido adquiridos anteriormente, em 2018, também em parceria com o Governo do Estado, mas não tinham sido ativados. “Ao longo do tempo muitas vidas foram perdidas na estrada buscando leitos de UTI a 140 ou até mais quilômetros de distância. Por isso, a data de hoje é um marco para a saúde da região”, completou o prefeito.

Fazem parte da Assiscop os municípios de Laranjeiras do Sul, Porto Barreiro, Nova Laranjeiras, Marquinho, Virmond e Rio Bonito de Iguaçu.

26/05/2020