A dengue é coisa séria e mata. Os casos da doença no Paraná estão aumentando todos os dias. Os registros em Laranjeiras do Sul também tiveram elevação. De acordo com o último Boletim Epidemiológico da Sesa (Secretaria da Saúde do Paraná), Laranjeiras do Sul chega ao total de quatro casos registrados da doença, sendo dois autóctones (contraídos no município) e dois importados. Além disso, os casos podem aumentar ainda mais, uma vez que 11 pessoas estão aguardando o exame. Outros 18 casos foram descartados. Ao todo, são 33 notificações feitas no município.
Os quatro pacientes que contraíram a doença, receberam o acompanhamento da secretaria de saúde e o quadro de saúde é estável. Os casos confirmados foram registrados no Centro e Bairro Água Verde (importados) e Vila Industrial e São Miguel (autóctones). No entanto, em toda a cidade a situação é crítica. Por este motivo, a Secretaria de Saúde, através dos Agentes de Endemias, tem intensificado as fiscalizações em campo e orientado a população a se mobilizar junto no combate ao vetor, uma vez que a dengue é uma responsabilidade de todos.
A coordenadora do setor epidemiológico do município, Enfermeira Patrícia Massuqueto, reforça que as ações de vistoria estão sendo realizadas pelos agentes de Endemias, mas a comunidade também tem que tomar parte nessa guerra e se mobilizar. “É importante que a população colabore com as ações do Município. As visitas dos agentes estão acontecendo, mas é importante que o cidadão faça sua rotina semanal de inspeção. O agente de endemias passa uma vez a cada 60 dias, os outros 59 dias a responsabilidade é do morador de conferir todo e qualquer lugar que possa vir a se tornar um criadouro do mosquito da dengue”, orientou a Enfermeira.
Os principais focos permanecem em locais habitados, mesmo com todas as campanhas de conscientização que são mantidas de forma permanente. A recomendação da saúde pública é que neste período de isolamento social, quando as pessoas passam a maior parte do tempo em casa, devem aproveitar para fazer uma verificação detalhada nos quintais e nos ambientes internos das residências para eliminar os criadouros do mosquito transmissor.
O Paraná tem registrado 128.405 mil casos de dengue. Aumentou também o número de mortes provocadas pela doença no Paraná: 6 óbitos que estavam em investigação. Desde o início do monitoramento, em junho de 2019 até agora são 111 mortes causadas pela infecção.
Evitar a proliferação do mosquito transmissor é simples e pode ser feito com ações diárias dentro de casa. Confira:
– Evitar o acúmulo de água em pneus, calhas, garrafas ou qualquer outro recipiente;
– Colocar areia nos vasos de plantas;
– Não despejar lixo em valas, valetas, margens de córregos e riachos;
– Tampar bem as latas de lixo;
– Limpar as calhas regularmente;
– Adicionar desinfetante ou água sanitária nos ralos.
Denúncias – As denúncias podem ser feitas junto à Vigilância Epidemiológica, através do telefone (42) 3635-4903.
24/04/2020