Notícias

No Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual prefeitura promove passeata

A- | A+
Compartilhar
18 de maio é o Dia Nacional de Luta contra o Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória, no Espírito Santo, um crime bárbaro chocou o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome e uma menina de apenas 8 anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. 

Com o objetivo de sensibilizar e mobilizar a comunidade sobre a importância do tema, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Segurança da Familia, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social de Laranjeiras do Sul, vai realizar uma passeata no dia 17, quinta-feira. A concentração será às 13h30 na Praça do Cinquentenário. Em caminhada todos vão descer pela Rua XV de
Novembro até a Praça José Nogueira do Amaral, onde teremos apresentações. 

Com 45 anos decorridos do caso Araceli, ainda nos dias de hoje o número de crianças e adolescentes que são vítimas de violência sexual ainda é muito grande. “Estima-se que uma em cada quatro meninas e um em cada 6 meninos já sofreram abuso ou exploração sexual. E para piorar, números apontam que apenas uma em cada dez vítimas conseguem relatar a violência sofrida”, afirmou Flávia Regina Fernandes Silva, Psicóloga do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) em Laranjeiras do Sul. 

Em Laranjeiras do Sul, o CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que oferta o trabalho social a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos e violências, atendeu no ano de 2017 trinta e três denúncias confirmadas de violência sexual e no ano de 2018, até o mês de abril já foram atendidos 16 casos confirmados. 

Diferença entre Abuso e Exploração Sexual 
O abuso sexual envolve contato sexual entre uma criança ou adolescente e um adulto ou pessoa significativamente mais velha e poderosa. As crianças, pelo seu estágio de desenvolvimento, não são capazes de entender o contato sexual ou resistir a ele, e podem ser psicológica ou socialmente dependentes do ofensor. O abuso acontece quando o adulto utiliza o corpo de uma criança ou adolescente para sua satisfação sexual , normalmente acontece no ambiente familiar, podendo acontecer fora do ambiente doméstico também. Já a exploração sexual é quando se paga para ter sexo com a pessoa de idade inferior a 18 anos. As duas situações são crimes de violência sexual. 

Protegendo nossas crianças e adolescentes 
Laranjeiras do Sul conta com diversos profissionais preparados para dar respostas de proteção às crianças e adolescentes e tem trabalhado constantemente no atendimento às vítimas de violência sexual. É uma rede de proteção composta pelo Conselho Tutelar, Unidades básicas de saúde, CRAS, CREAS e delegacia que são diretamente acionados quando da suspeita ou confirmação do crime. 


15/05/2018