Adan Lucas Rocha de Pinhão foi o campeão da categoria Nativista
O Pavilhão da Paróquia Sant'Ana transbordou talento e emoção na noite de sábado (21), quando Laranjeiras do Sul recebeu o capítulo final do IV Canta Cantu. Pela segunda noite consecutiva, o espaço reuniu um grande público para acompanhar as disputas das categorias Sertaneja e Nativista, tradições musicais profundamente enraizadas na cultura do nosso povo, encerrando com chave de ouro o festival.
O espaço foi novamente preparado com atenção especial ao conforto dos presentes. Cadeiras substituíram os bancos e mesas tradicionais, e o palco contou com estrutura técnica profissional de iluminação e sonorização. Para quem não pôde estar pessoalmente, a transmissão ao vivo pelo canal do Canta Cantu no YouTube garantiu que nenhum detalhe ficasse de fora. Familiares e admiradores de toda a região acompanharam cada acorde, cada nota e cada emoção em tempo real.
Autoridades se unem em torno do festival
A segunda noite também contou com a presença expressiva de autoridades de toda a Cantu. O prefeito de Laranjeiras do Sul, Jaison Mendes, anfitrião do evento, marcou presença ao lado da primeira-dama e secretária de Assistência Social e Segurança da Família, Danielle Mendes. Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores, Jovanildo Viola, o Juvinha; a secretária de Educação, Cultura, Turismo, Tecnologia e Inovação, Rudivane Valiati, e o diretor-geral dessa pasta, Maurício Osciany, além de outros vereadores e secretários municipais.
Representando seus respectivos municípios, participaram da noite o prefeito de Foz do Jordão e presidente da Cantu, Francisco Clei da Silva; o prefeito de Sulina, Gilberto Rossi; o prefeito de Goioxim, Eder da Barsa; o prefeito de Marquinho, Elio Bolzon Júnior (Juninho); e o vice-prefeito de Nova Laranjeiras, Luiz Carlos Wolff. Também se fizeram representar os municípios de Pinhão, por meio da assessora de gabinete Simone Boeira e da secretária de Educação e Cultura, Selenita Barbosa; Três Barras, pelo secretário de Cultura Daniel dos Passos Hawerroth; Candói, pelo secretário de Cultura Marcos Roberto Barboza de Paula (Marquinhos); Quedas do Iguaçu, pelo secretário de Esporte e Cultura Edivaldo Zamara (Mineiro); Rio Bonito do Iguaçu, pela diretora de Cultura Daiane de Oliveira; e Reserva do Iguaçu, pela diretora de Cultura Leila Brandalise.
Momentos de solidariedade e união
Um dos gestos mais tocantes desta edição do Canta Cantu veio de fora dos palcos. A praça de alimentação, organizada pela Capela São Paulo da comunidade Invernada Grande, no interior de Laranjeiras do Sul, carregou um propósito especial: toda a renda obtida ao longo dos dois dias de festival foi revertida para a reconstrução do pavilhão, completamente destruído por um incêndio em 22 de janeiro de 2026.
O coordenador da Pastoral Econômica da Capela São Paulo, Carlos Rohden, reforçou o espírito de colaboração que marcou a participação da Invernada Grande no festival: “Queremos agradecer à Prefeitura de Laranjeiras do Sul, por ter cedido esse espaço e por apoiar a nossa comunidade nesse momento tão difícil. Essa parceria demonstra que o poder público está junto com a comunidade, colaborando e oferecendo suporte para que possamos recomeçar. Nosso agradecimento especial também ao Padre Sebastião, pelo convite e pelo apoio, e a toda a nossa equipe, que realmente vestiu a camisa”, afirmou. Quem quiser contribuir com a reconstrução pode acessar a chave Pix da campanha solidária (doecapela.saopaulo@gmail.com). Ainda em março, a comunidade realizará uma Ação Entre Amigos com o mesmo propósito.
Os campeões da segunda noite
Ao final de uma noite de apresentações de alto nível, o júri anunciou os grandes vencedores:
Categoria Sertaneja: a dupla João Proença e Ademir Mendes de Pinhão;
Categoria Nativista: Adan Lucas Rocha de Pinhão.
De olho no futuro: Expoagro 2026
Após o encerramento do Canta Cantu, Laranjeiras do Sul se prepara para receber a Expoagro 2026, nos dias 13, 14 e 15 de março, um evento que se consolida como uma das maiores feiras do interior do Paraná e representa muito mais do que uma celebração: é um modelo de gestão, uma plataforma de negócios e uma vitrine regional.
Entre as novidades, a Expoagro 2026 passa a contar com a Arena Rádio Feira, espaço dedicado a podcasts e entrevistas ao vivo com autoridades, representantes do agronegócio e lideranças regionais. A iniciativa amplia a visibilidade do evento e valoriza parceiros estratégicos, como a própria Associação dos Municípios Cantuquiriguaçu. Após os shows nacionais, artistas locais se apresentarão na programação dessa Arena por meio de recursos estaduais destinados especificamente ao fomento cultural.
A Expoagro 2026 é uma realização da Prefeitura de Laranjeiras do Sul e conta com recursos de destinação específica provenientes do Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e do programa Paraná + Eventos. Além disso, a feira tem o apoio dos Muladeiros Casco Duro, grupo que representa uma instituição sem fins lucrativos dedicada ao resgate da cultura tropeira. Junto ao rodeio country, já tradicional nas edições anteriores, os Muladeiros ampliam a dimensão cultural do evento, reafirmando valores, preservando a história e fortalecendo o sentimento de pertencimento da comunidade.
Para o prefeito Jaison Mendes, a realização da grande final do Canta Cantu em parceria com a Associação dos Municípios Cantuquiriguaçu se conecta ao momento de avanços que a cidade atravessa. “Laranjeiras do Sul está avançando com desenvolvimento estruturado e planejado. A cultura faz parte desse crescimento. E já deixo o convite para outro grande momento que está chegando: a Expoagro 2026, nos dias 13, 14 e 15 de março, um evento que abraça toda a região, com muitas novidades e oportunidades”.
22/02/2026