Setor de Educação Especial avaliou 153 alunos no 1º semestre em Laranjeiras do Sul

A Educação Especial é uma modalidade de ensino que visa promover o desenvolvimento das potencialidades de pessoas portadoras de necessidades especiais, Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou altas habilidades, e que abrange os diferentes níveis e graus do sistema de ensino.

Em Laranjeiras do Sul, a Secretaria Municipal de Educação possui uma equipe técnica formada por psicopedagoga, dois fonoaudiólogas e psicóloga para a área.  O setor de Educação Especial avalia e acompanha os alunos da rede municipal mediante encaminhamento da direção e coordenação pedagógica, solicitada pelo professor. A avaliação do setor visa identificar as dificuldades e as necessidades do educando.

O aluno portador de necessidade especial é aquele que apresenta em caráter permanente ou temporário algum tipo de deficiência: física, sensorial, cognitiva, múltipla, TEA ou altas habilidades, o que faz com que necessite de recursos especializados para desenvolver plenamente seu potencial e/ou superar ou minimizar suas dificuldades. Identificado e avaliada as necessidades do educando, o setor orienta, encaminhando o aluno para sala de recursos, classe especial ou escola especial.

Os professores das classes especiais e salas de recursos são professores especializados que possuem formação em educação especial. O setor conta ainda com professores de apoio, com a mesma formação para acompanhamento de alunos nos casos que o setor considera necessário.

Ao longo do 1º semestre de 2017 a equipe realizou em Laranjeiras do Sul, 153 avaliações, sendo: 69 avaliações fonoaudiológicas, 20 reavaliações fonoaudiológicas, 32 avaliações psicopedagógicas e 32 avaliações psicológicas.

25/09/2017