Profissionais da saúde recebem a primeira dose da vacina CoronaVac

Depois de 10 meses na linha de frente do enfrentamento ao novo coronavírus, a enfermeira e chefe do setor de epidemiologia, Patrícia Massuqueto, viu finalmente chegar o dia mais importante deste período: a chegada da vacina a Laranjeiras do Sul. Ela foi a primeira pessoa a ser vacinada no município. A enfermeira recebeu a primeira dose às 7h40. "É uma luz e esperança de um novo tempo. A emoção é muito grande e a vacina vem somar com todas as medidas preventivas para que nós possamos diminuir a pandemia e voltar a normalidade”, assegurou a enfermeira.

Logo depois de Patrícia, foram vacinados outros funcionários da secretaria de saúde, como a Técnica de enfermagem, Claudete Maria Fávero e o médico Gerson Geraldo Nogueira, que atuam na linha de frente dessa batalha.  Para o médico, que atua na UBS Carlos Felipe de Sio e também no Instituto São José, receber a primeira dose é um recomeço e ao mesmo tempo uma sensação de alivio. “É o primeiro passo para vencer a pandemia e a partir de agora reduzir também o número de mortos. Ao mesmo tempo é um sentimento de responsabilidade para incentivar os demais profissionais a se vacinarem”, afirmou o médico.

Para o vice-prefeito de Laranjeiras do Sul, Valdemir Scarpari, hoje é um dia que entra para a história de Laranjeiras do Sul. “Depois de tanto tempo de espera, finalmente a vacina chegou. Sabemos que temos poucas doses, mais é um dia de esperança, é uma luz no fundo do túnel. Temos ainda um caminho muito longo a percorrer, mas as primeiras doses da imunização já dão uma sinalização de que poderemos voltar o mais cedo possível à normalização", destacou o vice-prefeito.

O secretário de Saúde, Valdecir Valicki, que acompanhou o ato simbólico, ressaltou: "A vacina é o único caminho para a cura dessa doença que tanto devastou o mundo inteiro. É a única esperança de cura para o novo coronavírus". De acordo com o secretário, as primeiras vacinações são o início do processo, mas é necessário manter os cuidados para evitar a disseminação do vírus. “Precisamos continuar nos protegendo, fazendo o distanciamento social, usando máscaras e higienizando as mãos, até que consigamos ter um número elevado de pessoas vacinadas.”

Cronograma de vacinas

Laranjeiras do Sul recebeu nesta primeira etapa da vacinação 403 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica Sinovac. As primeiras doses serão destinadas aos profissionais de saúde da linha de frente no enfrentamento ao novo coronavírus (195 doses), idosos em instituição de longa permanência (Asilo São Francisco Xavier – 33 doses) e povo indígena da Aldeia Boa Vista/Passo Liso (175 doses).

A Coronavac é tomada em duas doses com intervalo de 25 dias, conforme orientação do Governo do Estado.
20/01/2021