O dia 15 de junho é declarado pela ONU (Organização das Nações Unidas) como o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. O principal objetivo da data é criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, que pode ser definida como qualquer ato ou ausência de ação que lhe cause danos ou incômodo. As formas de violência contra a pessoa idosa são diversas como física, psicológica, sexual, financeira, negligencia ou abandono, dentre outras.
Existem vários canais para denunciar suspeitas de casos de violência contra pessoa idosa. Dentre as opções constam o Disque 100 (nacional), 181 (Estadual). Alisane da Silva, Psicóloga do CREAS – Centro de Referência e Assistência Social, informa que a Prefeitura de Laranjeiras do Sul, através da secretaria municipal de Assistência Social, disponibiliza o telefone 42–3635-6142, para receber as denúncias. Também presta atendimento para receber, verificar e analisar denúncias, além de prestar informações e orientações relativas aos idosos e seus direitos.
Rafael Felipe Rodrigues, Assistente Social do CREAS e Presidente do Conselho Municipal do Idoso, explica que nos casos em que for constatada a situação de violência contra a pessoa idosa, são atendidos pelos profissionais do CREAS e da Secretaria Municipal de Saúde. Aliado aos atendimentos, são mantidas de forma permanente as campanhas de alerta, conscientização e de orientação visando coibir a violência contra os idosos.
15/06/2020