Notícias

Semusa reforça campanha de prevenção a tuberculose

Além de informar as formas de contágio e prevenção, Secretaria de Saúde busca nas triagens identificação de novos casos da doença

A- | A+
Compartilhar

Em alusão ao dia mundial da Tuberculose, que se comemora no dia 24 de março, a Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul (Semusa) está realizando a campanha de prevenção da doença. As ações estão sendo realizadas em todas as unidades de saúde. O foco principal é a identificação de novos casos nas triagens que são feitas nas salas de espera e durante os atendimentos.

Além das primeiras orientações feitas pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS’s), o trabalho de conscientização por meio de abordagens e distribuição de material informativo é feito também por médicos e enfermeiros. As UBS’s também estampam cartazes prestando informações sobre a doença e seu tratamento. Em Laranjeiras do Sul atualmente cinco pacientes recebem acompanhamento. No entanto, pela estimativa da Semusa, pode haver outros casos que ainda não procuraram auxílio médica.

De acordo com o médico Ilton Franzoni, responsável pelo programa da Tuberculose em Laranjeiras do Sul, embora antiga, a doença está presente em todo país. No Paraná, ele explicou que no último levantamento estatístico feito em 2010, chegou-se ao número de 19,5 novos casos para cada 100 mil habitantes. Franzoni ressaltou que no caso de Laranjeiras a situação é bastante preocupante. “Preocupante não porque temos muitos doentes em tratamento. É o contrário. Nós deveríamos ter um número maior de doentes em tratamento e não somente cinco. Por isso a preocupação, pois se nós não estamos tratando. Há pessoas que estão com a doença e não estão sendo tratadas”, afirmou.

SINTOMAS

Tosse frequente por mais de três dias, suor noturno, falta de apetite e perda de peso pode indicar o surgimento da doença. Vale lembrar que o tratamento é gratuito e disponibilizado pela Semusa. A tuberculose é uma doença contagiosa e mata mais  gente do que qualquer outra doença transmissível no mundo. Sua transmissão ocorre por meio de gotas eliminadas no ar pelo escarro do doente, através da tosse, fala e espirro. O tratamento é gratuito. 

 

27/03/2017