Secretaria de Saúde realiza dia ‘D’ contra a dengue no centro de Laranjeiras do Sul

Laranjeiras já registrou 14 casos suspeitos de dengue

Para reduzir os índices de infestação do mosquito da dengue, a Secretaria de Saúde através do setor de Epidemiologia, promoveu nesta quinta-feira (9), mais um dia de grande mobilização contra o Aedes aegypti. As ações vão acontecer no centro, onde as equipes vão se encontrar as 8 horas na Praça José Nogueira do Amaral. O objetivo da mobilização, de acordo com o vice-prefeito e Secretário de Saúde do município, Valdemir Scarpari, é conscientizar a população sobre cuidados simples e de rotinas que podem impedir a reprodução do mosquito. “Até a data de hoje, Laranjeiras do Sul registrou 14 casos suspeitos de dengue, sendo que 10 já foram descartados e quatro aguardam o resultado do Lacen, ou seja, nenhum caso de Zika e Chikungunya foram registrados neste ano no município”, adiantou a Enfermeira.

Mesmo após o mutirão realizado pela Secretaria de saúde com apoio de entidades, clubes de serviços e empresas, de acordo com o Secretário, as Agentes de saúde ainda encontram locais adequados para a proliferação do mosquito. “Entre os locais propícios para a proliferação do Aedes aegypti estão recipientes expostos à água da chuva, como lixo, calhas e ralos entupidos, pratos e vasos de plantas, reservatórios de água para animais domésticos, ocos de árvores, caixas d´água e lajes. Contudo, é recomendado ficar atento a potenciais criadouros internos, como vasos sanitários desativados, coletores de água da geladeira e do ar-condicionado, suporte de garrafão de água, entre outros espaços”, finalizou Scarpari que adiantou: “Todo recipiente que possa acumular água merece atenção especial, tanto fora quanto dentro de casa. Não importa o tamanho do recipiente. Uma simples tampinha de garrafa pode se tornar um criadouro”, alerta o Secretário.

27/03/2017