Notícias

LS: Em alusão ao Dia Mundial da Tuberculose, secretaria de saúde alerta sobre a doença

O objetivo é conscientizar a população sobre a importância do tratamento, além de repassar orientações para prevenção e diagnóstico precoce.

A- | A+
Compartilhar
Em alusão ao dia mundial da Tuberculose, 24 de março, a Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul (Semusa) está realizando a campanha de prevenção da doença. As ações estão sendo realizadas em todas as unidades de saúde. O foco principal é a identificação de novos casos nas triagens que são feitas nas salas de espera e durante os atendimentos.
Embora a tuberculose seja curável com acesso a testes e tratamento, nas Américas, 850 pessoas adoecem com a doença e cerca de 90 perdem a vida a cada dia.

Em Laranjeiras do Sul, neste ano de 2024, nenhum caso da doença foi registrado no município. Mesmo assim, a Semusa está intensificando a busca dos sintomáticos respiratórios e programou para os dias 25 a 28 de março, uma ação em todas as Unidades Básicas de Saúde, que possuem profissionais capacitadas para atender o paciente sintomático respiratório, ou seja, aquele que apresenta alguns dos sintomas, através da anaminese, que pode ser realizada pela equipe de saúde ESF a qual o paciente pertença. Em caso de dúvidas o paciente pode procurar a UBS mais próxima ou ligar através do telefone do S.A.E. (42) 3635 7561.

A tuberculose é uma doença infecciosa causada pelo Mycobacterium tuberculosis, uma bactéria que quase sempre afeta os pulmões. É transmitida de pessoa para pessoa através do ar. Os sintomas da tuberculose ativa incluem tosse, dor no peito, fraqueza, perda de peso, febre e suores noturnos. 

Cristian Ricardo Pinto, Farmacêutico e Coordenador do Serviço de atendimento especializado, afirmou que o principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva. “Por isso recomenda-se que a pessoa com tosse por três semanas ou mais, seja investigado. Há outros sinais e sintomas que podem estar presentes, como febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento, cansaço, fadiga, dores na região do tórax, falta de ar, sensação de mal-estar, e palidez”, disse o farmacêutico. 

19/03/2024