Notícias

Caminhada contra o abuso de Crianças e Adolescentes marcou o dia 18 de Maio

A- | A+
Compartilhar
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de maio), a Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social e o Conselho Tutelar, com o apoio de diversas entidades, Escolas, empresas e Clubes de Serviços, promoveu nesta quinta-feira, 18, uma caminhada para marcar a data. Milhares de crianças, jovens, adolescentes e a comunidade em geral, participaram do manifesto. A concentração foi na Praça do Cinquentenário, descendo pela XV de novembro até a Praça José Nogueira do Amaral, onde houve seis apresentações envolvendo as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Vínculo e do Centro da Juventude. 

Protegendo nossas crianças e adolescentes 
Laranjeiras do Sul conta com diversos profissionais preparados para dar respostas de proteção às crianças e adolescentes e tem trabalhado constantemente no atendimento às vítimas de violência sexual. É uma rede de proteção composta pelo Conselho Tutelar, Unidades básicas de saúde, CRAS, CREAS e delegacia que são diretamente acionados quando da suspeita ou confirmação do crime. 

18 de maio
A data foi instituída em 2000 pelo Projeto de Lei 9.970/00. A escolha se deve ao assassinato de Araceli, uma menina de oito anos que foi drogada, estuprada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Esse crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje permanece impune. Por isso, o mês de maio conta com diversas ações de mobilização contra a violência sexual em todo os País. 

A campanha tem como símbolo uma flor amarela, que faz referência aos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. A meta é chamar a sociedade para assumir a responsabilidade na proteção de crianças e adolescentes das diversas violências sexuais.

18/05/2023